quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Região Autónoma dos Açores é membro fundador do R20: Regions of Climate Action




O Secretário Regional do Ambiente e do Mar, em representação do Presidente do Governo, assinou, no dia 16 de Novembro, em Sacramento, Califórnia, o documento que constituiu formalmente o R20 – Regiões de Acção para o Clima.

O R20, assim denominado em alusão às metas de redução de emissões atmosféricas estabelecidas internacionalmente para 2020, tem como missão desenvolver projectos de cooperação entre os governos, estados e outras entidades políticas subnacionais de todo o mundo, com vista a mitigar as alterações climáticas e a promover acções que contribuam para a diminuição das emissões de carbono para a atmosfera. Através de um esforço concertado, os governos das regiões signatárias comprometeram-se a demonstrar a capacidade e a vontade de fazer face às alterações climáticas e criar uma economia ambientalmente sustentável.

Durante o primeiro ano de implementação, o R20 terá um papel facilitador na constituição de parcerias publico-privadas em matéria ambiental, na partilha de boas práticas, no acelerar do desenvolvimento de tecnologias ecologicamente sustentáveis e na apresentação de projectos de energia limpa.

O R20 espera que nos próximos cinco anos, pelo menos vinte regiões tenham implementado políticas e projectos de redução de emissões de carbono, utilizando modelos de sucesso, que possam ser utilizados por outras regiões.


GaCS/SF/SRAM

Sem comentários: