sábado, 27 de novembro de 2010

Jovens Açorianos devem ter orgulho em serem Europeus do Atlântico




O Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, Rodrigo Oliveira, presidiu hoje, em representação do Presidente do Governo, ao encerramento da sessão de selecção regional do Parlamento Europeu dos Jovens.

Rodrigo Oliveira salientou, na sessão que decorreu na Escola Secundária da Lagoa, em São Miguel, a importância do envolvimento da sociedade civil e da juventude, em particular, nas questões da Europa. Afirmando que a construção europeia “é um projecto de várias gerações”, o Subsecretário Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa exortou os alunos presentes a “terem orgulho no facto de serem europeus do Atlântico e a defenderem empenhadamente as mais-valias que os Açores trazem à União Europeia”, salientando as várias vertentes e políticas da União Europeia que promovem a coesão económica, social e territorial das suas regiões.

Esta sessão regional foi promovida pela Associação Regional do Parlamento Europeu dos Jovens – Núcleo Açores, na qual participaram quatro equipas, das Escolas Secundárias da Ribeira Grande, das Laranjeiras, do Nordeste e da Lagoa, que se constituíram em Comissões Parlamentares temáticas, debatendo moções sectoriais nos domínios dos Segurança e Defesa, do Emprego e Assuntos Sociais, de Assuntos Económicos e Monetários e de Educação e Cultura.

O Subsecretário Regional, na sua intervenção, chamou a atenção dos alunos presentes para os mecanismos e programas europeus dirigidos à juventude, no âmbito da mobilidade, educação e da formação, afirmando que “os jovens açorianos devem aproveitar, cada vez mais, as imensas oportunidades que a Europa traz à sua formação pessoal, académica e cívica”.

Rodrigo Oliveira anunciou ainda, no final da cerimónia, a equipa vencedora, cuja escolha do júri recaiu nos alunos da Escola Secundária do Nordeste, que apresentaram a moção “A crise económica seguida de uma súbita mudança no equilíbrio de poderes”, na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários. Esta escola representará agora a região, na sessão de selecção nacional, a ter lugar no primeiro semestre de 2011.



GaCS/SsRAECE

Sem comentários: