terça-feira, 30 de novembro de 2010

Governo investe na promoção da saúde para idosos



O Secretário Regional da Saúde presidiu hoje, à sessão de apresentação pública, na ilha Graciosa, do programa “Por Favor Não Caia”, um projecto inovador de promoção da saúde para idosos.

Trata-se de um programa que utiliza técnicas de “PNF-CHI”, uma ginástica simples que tem dados bons resultados em experiências já desenvolvidas com pessoas idosas.

Além de exercitar os movimentos, os exercícios são concebidos para desenvolver o equilíbrio.

Calcula-se que nos Açores entre cem a duzentas pessoas idosas recorrem aos serviços de saúde, por ano, em consequência de quedas graves.

Miguel Correia voltou a sublinhar que o apoio a este projecto representa, um investimento, uma vez que, além de permitir uma melhor qualidade de vida dos idosos e dos seus familiares evitará gastos em saúde.

Este projecto está já implementado na Terceira e chega, agora, à Graciosa.

Estão inscritas cerca de 250 pessoas nas várias freguesias da ilha. Terão dias dedicados à ginástica sessões para consultas de rotina de controlo da tensão arterial, peso e diabetes e aconselhamentos médicos e de enfermagem.

O programa conta com a colaboração de técnicos das Termas do Carapacho e do Centro de Saúde da Graciosa.

Para o Secretário da Saúde é também um programa de inclusão social, uma vez que proporciona o contacto entre as pessoas.

As pessoas serão encorajadas a participar num estudo científico, com vários períodos de avaliação, para monitorizar os ganhos obtidos ao longo do projecto.

O programa é desenvolvido pela Agência de Angra do Inatel e conta com o apoio da Secretaria Regional da Saúde, Secretaria Regional do Trabalho e Solidariedade Social e da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.


GaCS/RC

Sem comentários: