terça-feira, 30 de novembro de 2010

Sucesso escolar aumenta nos Açores



A oferta formativa dos cursos profissionais e do PROFIJ (Programa Formativo de Inserção de Jovens) é apontada pela Secretária Regional da Educação e Formação como um dos factores que contribuíram para o aumento do sucesso escolar dos estudantes dos Açores.

Os valores revelam que nos últimos dez anos a taxa de progressão dos alunos do ensino básico aumentou 10%, e que a dos alunos do ensino secundário se situou nos 15.5%.

“Encaminhar os alunos para outros percursos que não o ensino regular, haver programas como o programa “Oportunidades”, tudo isto são respostas educativas que vêm atender às necessidades de cada aluno. Estas foram algumas das medidas que o Governo implementou, e que agora começamos a ver o seu impacto”, congratulou-se a governante.

Este aumento do sucesso escolar é também visível pelo maior número de jovens que se candidata ao ensino superior na Região, sendo que no último ano lectivo foram 1.216 mil os candidatos, e 1.085 mil os colocados em universidades de todo o país.

Os números apurados foram divulgados hoje, em Angra do Heroísmo, em conjunto com outros indicadores do Sistema Educativo Regional.

Nestes números estavam também em destaque aspectos relativos aos docentes. Os dados revelaram que neste ano lectivo são 4.148 mil os professores no quadro, e 886 os que estão a contrato.

Lina Mendes sublinhou que este é o cenário possível, uma vez que alguns dos docentes contratados estão a substituir colegas do quadro que estão em regime transitório, por diversos motivos.

Desta forma, “se integrássemos no quadro professores contratados iríamos duplicar recursos humanos que, a qualquer momento, são desnecessários”, explicou a responsável pela Educação.

Também o pessoal não docente foi foco de análise dos dados divulgados, que apuraram que em média existem 29 alunos por um assistente operacional (auxiliares de acção educativa).

Este é um número satisfatório, que ultrapassa o exigido por lei, e que faz com que a Região, na opinião de Lina Mendes, não tenha falta de auxiliares.

Algumas das competências da Inspecção Regional da Educação estiveram também em cima da mesa. Durante a cerimónia foram apresentados dados referentes a algumas das suas competências, como a dos procedimentos disciplinares.

Por exemplo, em dez anos foram instaurados 102 processos disciplinares, 97 deles a professores.

Contudo, como explicou Maria Amélia Campos, Inspectora Regional, a maioria desses processos foram remetidos para arquivamento, o que revela que não foram situações demasiado gravosas. Contudo, existem casos de demissão ou despedimento.

Maria Amélia Campos referiu ainda que ao longo destes dez anos tem havido uma maior colaboração entre a Secretaria Regional de Educação e Formação e a Inspecção Regional da Educação, o que se traduz numa “modificação, para melhor, do sistema”.

Lina Mendes anunciou, também, que a partir de Janeiro prevê-se a existência de um sistema centralizado de gestão de processos de alunos, o que irá permitir um acompanhamento do percurso de cada aluno até à conclusão do 12º ano.

Os dados, hoje divulgados na Secretaria Regional da Educação, encontram-se disponíveis na página
http://www.edu.azores.gov.pt/.



GaCS/AMP

Sem comentários: