segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Governo cede Morada da Escrita ao Instituto Cultural de Ponta Delgada para desenvolvimento de projecto lúdico-didáctico



A Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Cultura, vai assinar no dia 2 de Dezembro, pelas 11h30, nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada um contrato de cooperação técnica e financeira com o Instituto Cultural de Ponta Delgada para o desenvolvimento de um projecto-lúdico didáctico, de Dezembro de 2010 a Dezembro de 2011, na Casa Armando Cortes Rodrigues – Morada da Escrita.

A Região Autónoma dos Açores é proprietária do imóvel sito na Rua José Raposo D’Amaral, no concelho de Ponta Delgada, denominado Casa Armando Cortes Rodrigues – Morada da Escrita, o qual foi recuperado tendo em vista a criação de um espaço de escrita, de um ponto de encontro com figuras e obras no domínio da literatura, através da dinamização de actividades culturais, recorrendo ao imaginário poético que têm os Açores.

O Instituto Cultural de Ponta Delgada manifestou interesse e disponibilidade para ocupar este imóvel, prosseguindo os objectivos acima referidos e para instalar a sua sede, em substituição do espaço que actualmente ocupa no torreão poente do Convento de Santo André (Museu Carlos Machado).

Através da Resolução do Conselho do Governo n.º 104/2010, de 8 de Julho de 2010 o Governo dos Açores decidiu ceder, a titulo precário e gratuito, a denominada Morada da Escrita àquela instituição cultural, proporcionando-lhe, deste modo, uma intervenção sócio-cultural de grande importância, para além, naturalmente, daquelas que já desenvolve noutros âmbitos. Esta instituição assumiu, neste quadro, o compromisso de implementar um projecto centrado em actividades sócio-educativas no âmbito de um programa lúdico-didáctico de acordo com os objectivos determinados para a Morada da Escrita. Para além disso, esta instituição liberta o torreão poente do Edifício de Santo André, que se torna necessário utilizar no contexto do próximo programa museológico de que vai dotado o Museu Carlos Machado.


GaCS/SF/DRaC

Sem comentários: