quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Governo quer preparar os Açores para a exploração dos recursos minerais junto das fontes hidrotermais



O Governo dos Açores acredita que, daqui a alguns anos, será possível explorar os recursos minerais junto das fontes hidrotermais e das rochas dos fundos marinhos ou transformar as lamas das caldeiras das Furnas em produtos de valor acrescentado transaccionáveis no mercado global.

A revelação é do Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, e foi avançada hoje, na Assembleia Legislativa, durante a discussão das propostas de Plano Anual Regional e de Orçamento da Região para o próximo ano.

Para tal, indicou o governante, é preciso que a comunidade científica açoriana contribua com conhecimento, razão pela qual o Plano para 2001 reforça o investimento em eixos prioritários como o “apoio a projectos de investigação científica com interesse para o desenvolvimento sustentável dos Açores” e “apoio a iniciativas de I&D em contexto empresarial”.

Segundo José Contente, com esses apoios o Governo pretende suscitar um novo impulso na investigação científica destinado a responder a problemas específicos do arquipélago e associados à criação de valor das empresas.

De acordo com o Secretário Regional, este é um caminho que nos vai trazer cada vez maiores oportunidades de desenvolvimento e, aos mais cépticos, lembra que, há 20 anos atrás, também poucos acreditavam no turismo porque os hotéis escasseavam, o emprego era diminuto e os empresários do ramo eram poucos.

Em matéria de acessibilidades, o governante revelou que a prioridade, no próximo ano, será dada à requalificação das estradas das Flores e do Corvo, já que, nos últimos anos, o forte investimento realizado nessa área permitiu a reabilitação de quase toda a rede de estradas regionais nas demais ilhas.

Deu conta, também, que o Governo está já a trabalhar na introdução da tecnologia dos veículos híbridos que gradualmente possam substituir os actuais autocarros.

Mesmo assim, adiantou José Contente, o Governo já apoiou nos últimos anos, no montante de 19 milhões de euros, a aquisição no arquipélago de 201 novos autocarros que emitem seis vezes menos gases poluentes e consomem metade do combustível dos autocarros antigos.

No âmbito da Protecção Civil, o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos considerou que os novos desafios obrigam ao trabalho em rede dos corpos de bombeiros e das associações que os suportam.

A este propósito, José Contente adiantou que a forma como a sociedade olha para os corpos de bombeiros mudou radicalmente, tal como mudou o associativismo, exigindo-se por isso uma melhoria da gestão, optimização e rentabilidade dos meios e dos recursos.

Revelou também que o Plano para 2011 dá prioridade à aquisição de viaturas, sobretudo as ambulâncias de transporte e medicalizadas, com o objectivo de dar resposta às exigências crescentes de socorro, bem como ao investimento na qualificação dos recursos que estarão associados ao transporte terrestre de emergência.



GaCS/FG

Sem comentários: