sábado, 20 de novembro de 2010

Governo apostado em recuperar indústria naval do Pico



A entrada dos Estaleiros Navais de Peniche SA no capital social da empresa Naval Canal Lda representa “um negócio de grande potencial ao nível da construção e reparação naval, mas também uma aposta no desenvolvimento da ilha do Pico e na recuperação desta actividade de grande tradição no Grupo Central”, defendeu, esta sexta feira, o Secretário Regional da Economia.

Vasco Cordeiro, que falava durante a cerimónia de aquisição de 49 por cento do capital social da Naval Canal Lda pelos Estaleiros Navais de Peniche SA à Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental SA (APTO), considerou que este “é mais um passo” para rentabilizar os estaleiros navais da Madalena, “que assim ganham um novo impulso”, mas “não a conclusão de todo o trabalho que há a desenvolver no futuro”.

Para o Secretário Regional da Economia o acordo agora formalizado não deve, por isso, “ser encarado de forma isolada”, mas sim como “mais um acto que se integra na estratégia que tem vindo a ser desenvolvida com o objectivo de afirmar o Mar como pólo de desenvolvimento económico”.

Recordando declarações recentes do Presidente do Governo sobre a estratégia de captação de investimento para a Região, Vasco Cordeiro salientou ainda o facto de assim se demonstrar “a confiança no potencial dos Açores, bem como na capacidade da Região para trabalhar em prol do seu desenvolvimento económico”.

Segundo Vasco Cordeiro, o acordo agora firmado tem ainda maior importância quando ele “não se destina apenas a uma mera prestação de serviços, mas também a uma aposta na qualificação dos recursos humanos na área da indústria naval”.

“O Governo dos Açores tem vindo, de forma permanente, a salientar a importância que o Mar tem no futuro da nossa economia, mas essa importância não se resume às áreas emergentes. É possível concretizar também esta aposta com a recuperação de áreas tradicionais”, disse.

Vasco Cordeiro recordou ainda o trabalho que tem sido desenvolvido “na construção de infraestruturas, no processo de construção de novos navios para as ligações marítimas no Grupo Central, cujo concurso foi recentemente lançado pela Atlânticoline, ou a estratégia seguida para o transporte marítimo de passageiros” como exemplos “da afirmação permanente que o Governo dos Açores tem conferido ao Mar como peça fundamental para o desenvolvimento económico da Região”.



GaCS/NM

Sem comentários: