sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Exposição de artesanato na Horta



No seguimento da estratégia de promoção e valorização dos produtos certificados do Artesanato dos Açores, a Secretaria Regional da Economia, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, organizou uma acção de formação específica de técnicas de produção artesanal em miolo de figueira, produto certificado ao abrigo da marca “Artesanato dos Açores”, que decorreu entre Abril e Junho de 2010, com a duração de 150 horas em regime pós-laboral, no Centro de Artesanato do Capelo, na ilha do Faial.

Dada a qualidade das peças produzidas pelas 6 formandas que frequentaram o curso e como forma de divulgar e incentivar a continuidade desta produção artesanal certificada, o Centro Regional de Apoio ao Artesanato irá exibi-las na cidade da Horta, numa Exposição que irá decorrer na Sala Polivalente da Biblioteca e Arquivo Regional João José da Graça, de 3 de Dezembro 2010 a 3 de Janeiro de 2011, todos os dias úteis, das 9 horas às 12.30 e das 14 horas às 17.30.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido pelas formandas e para contextualizar, do ponto de vista histórico, esta produção artesanal, estarão também patentes ao público algumas peças antigas e verdadeiramente artísticas da colecção de Euclides Rosa, do Museu da Horta, bem como peças da autoria da formadora, Helena Henriques.

Poderão ser agendadas no Museu da Horta ou no Serviço de Ilha da Secretaria Regional da Economia visitas de grupo, designadamente de escolas e outras instituições sociais, que serão acompanhadas por um Workshop orientado pela própria formadora.

A inauguração da Exposição irá ter lugar no próximo dia 3 de Dezembro, às 18h30 horas, altura em que a Directora do Centro Regional de Apoio ao Artesanato fará a entrega dos certificados de formação.

Em Ponta Delgada, na Loja Açores, nas Portas do Mar, decorrerá em simultâneo uma mostra promocional dos trabalhos de miolo de figueira da artesã Faialense, Maria de Fátima Costa.


GaCS/NM

Sem comentários: