segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quase metade das freguesias dos Açores foi distinguida no concurso “Eco Freguesia: freguesia limpa”




Quase metade das 154 freguesias dos Açores foi distinguida no concurso de limpeza pública que a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar organizou este ano com o objectivo de promover a remoção geral dos resíduos não controlados no arquipélago.

Segundo revelou hoje no Faial o Director Regional do Ambiente, ao concurso “Eco Freguesia: freguesia limpa”, que decorreu de 14 de Janeiro a 30 de Setembro, candidataram-se 112 Juntas de Freguesia, das quais 71 foram distinguidas com o respectivo galardão (bandeira e certificado).

Na ocasião, João Bettencourt fez um “balanço bastante positivo” desta iniciativa e elogiou o “contributo fantástico” dado pelas Juntas de Freguesia participantes no desenvolvimento de acções de sensibilização e de remoção de resíduos.

Por outras palavras, adiantou o Director Regional do Ambiente, os resultados deste concurso demonstram o “bom desempenho ambiental” dos cidadãos e entidades intervenientes, bem como a importância que uma gestão adequada dos resíduos contribui para o bem-estar das populações.

João Bettencourt acrescentou ainda que, face aos bons resultados alcançados este ano, em 2011 irá decorrer uma nova edição do “Eco Freguesia: freguesia limpa” com o intuito de continuar a incentivar o bom desempenho ambiental das freguesias, através das boas práticas de gestão e sensibilização em matéria de resíduos.

Relativamente ao concurso deste ano, o Director Regional do Ambiente anunciou que as cerimónias de entrega do galardão e de hasteamento da bandeira vão ter lugar, simultaneamente, em toda a Região no dia 1 de Dezembro próximo.

Nesta primeira edição do “Eco Freguesias: freguesia limpa” foram galardoadas autarquias de todas as ilhas açorianas, à excepção da Graciosa, sendo que as ilhas do Faial (13) e de Santa Maria (5) viram todas as suas Juntas de Freguesia distinguidas.

Angústias, Feteira, Castelo Branco, Capelo, Praia do Norte, Cedros, Salão, Ribeirinha, Pedro Miguel, Praia do Almoxarife, Flamengos, Conceição e Matriz, no Faial, e São Pedro, Santo Espírito, Vila do Porto, Santa Bárbara e Almagreira, em Santa Maria, foram as Juntas de Freguesia premiadas nas únicas ilhas totalistas deste concurso.

Dos restantes galardões, 20 couberam à ilha de São Miguel (Santa Cruz, Cabouco, Água de Pau, Achada, São Pedro de Nordestinho, Remédios, Relva, São Vicente Ferreira, São Roque, Ginetes, Ribeira Quente, Remédios, Água Retorta, Povoação, Maia, São Brás, São Pedro, Ponta Garça, São Miguel e Ribeira das Tainhas), 10 a São Jorge (Calheta, Ribeira Seca, Vila do Topo, Norte Pequeno, Santo Antão, Velas, Rosais, Santo Amaro, Manadas e Norte Grande) e outros 10 ao Pico (Criação Velha, São Mateus, Candelária, São Caetano, São João, Ribeirinha, Lajes, Piedade, Santa Luzia e Prainha).

Completam a lista premiada sete autarquias da ilha Terceira (Cinco Ribeiras, Feteira, São Mateus da Calheta, Porto Judeu, São Bartolomeu dos Regatos, Santa Cruz e Porto Martins), cinco das Flores (Ponta Delgada, Fazenda, Lajes, Mosteiro e Fajã Grande) e uma do Corvo (Vila do Corvo).

Com a atribuição deste prémio, o Governo dos Açores pretende reconhecer e distinguir os esforços que as autarquias galardoadas, em colaboração com as populações, desenvolveram nas áreas de limpeza, remoção e destino final dos resíduos no espaço público da sua freguesia.
No âmbito do concurso, competiu às Juntas de Freguesia desenvolver os procedimentos e tarefas necessários à classificação, remoção, transporte e entrega dos resíduos em destino final adequado.

A avaliação do trabalho desenvolvido pelas Juntas de Freguesia candidatas foi efectuada por um júri, constituído por representantes da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, da Câmara Municipal do respectivo concelho e das organizações não governamentais de ambiente (ONGA’s) locais.



GaCS/FG

Sem comentários: