sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Requalificação da exposição permanente do Museu de Angra concluída no início de 2011



Tiveram início no passado mês de Outubro, os trabalhos do projecto de requalificação da exposição de longa duração do Museu de Angra do Heroísmo, intitulada “Do Mar e da Terra… uma história no Atlântico”.

A requalificação desta exposição parte do programa científico pré-existente, que constitui uma síntese da história e da cultura da ilha e do arquipélago, nas suas múltiplas relações com o reino e com o mundo, desenvolvidas ao longo de quatro períodos cronologicamente delimitados.

Deste modo, o desenho da exposição e a instalação museográfica participam na construção de uma narrativa. Não se trata apenas de mostrar o património salvaguardado pela musealização, mas também de possibilitar a sua compreensão e interpretação à luz dos conhecimentos e das sensibilidades de diferentes públicos.

A obra para a montagem e requalificação desta exposição do Museu de Angra do Heroísmo foi adjudicada à empresa Cruz Leal, Lda, da Madalena do Pico, estando prevista a sua conclusão para o início de 2011.

Com este investimento, a Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura, prossegue o projecto de valorização dos bens culturais dos Açores, no sentido de facilitar o acesso e o conhecimento dos valiosos acervos museológicos da Região, que traduzem o seu percurso histórico e suscitam a interpretação do presente.


GaCS/DRaC

Sem comentários: