
A frota dos transportes públicos de passageiros da ilha Terceira foi renovada na totalidade e na região a renovação ronda os 80 por cento, ou seja, há 201 novos autocarros ao serviço das populações, informou ao final da manhã o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.
José Contente, que falava na cerimónia de assinatura dos contratos ao abrigo do SIRIART – Sistema de Incentivos à Redução do Impacto Ambiental e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros, frisou o impacto da modernização da frota na Região, através do qual foi possível reduzir seis por cento a emissão de gases tóxicos para a atmosfera e na redução do consumo de combustíveis.
O governante referiu que “com este acto estamos a dar mais segurança aos utentes dos transportes colectivos, estamos a diminuir a taxa de emissão de monóxido de carbono para a atmosfera e estamos também a poupar combustível, logo menos custos e com impacto na economia regional e na própria gestão das concessionárias”.
O Secretário da tutela frisou ainda outro dos desafios para o futuro dos tranportes, a introdução da tecnologia híbrida. “Desde 2001 esta trajectória de mudança tem sido acompanhada pelas empresas de transportes colectivos e nós temos novos desafios no futuro, nomeadamente a introdução da tecnologia híbrida nos transportes colectivos, que vai ser uma realidade em breve nos Açores”, afirmou.
Os seis contratos hoje assinados com empresas de S. Miguel, Terceira, Faial e Pico, vão ser adquiridos mais 13 novos autocarros e diverso equipamento de apoio à actividade, nomeadamente, sistemas de informação, de geolocalização de viaturas (GPS), de videovigilância e quiosques multimédia, um investimento global de cerca de três milhões de euros, comparticipado em 1,5 milhões de euros pelo Fundo Regional de Transportes.
O Secretário Regional avançou ainda com a intencionalidade do executivo açoriano em prolongar a vigência do SIRIART até 2014, para a qual “já pedimos a autorização á Comunidade Europeia para que fosse considerada essa possibilidade porque precisamos de continuar esta renovação, pelo menos mais 20 novas viaturas ainda são necessárias”, acrescentou, a fim de para reduzir drasticamente a idade média da frota regional, actualmente em sete anos com os novos autocarros adquiridos, mas aumentando para uma média de 11 anos ou mais nos restantes por substituir.
Recorde-se que desde 2001, ano em que o Governo dos Açores, através do SIRIART, começou a este processo de renovação da frota em parceria com as concessionárias, foram investimentos cerca de trinta milhões de euros, correspondendo a cerca de 19 milhões de euros financiados pelo Fundo Regional de Transportes.
José Contente relembrou outro dos desafios no sector dos transportes públicos empreendidos pelo Governo Regional, desde logo o concurso público internacional, que ainda está a decorrer, para a implementação de um novos sistema de transportes públicos na ilha de Santa Maria, à semelhança do que aconteceu este ano na ilha das Flores.
O governante salientou o desejo da Região ser reconhecida, a nível nacional e até internacional, pela rede de transportes colectivos de qualidade ímpar, com as maiores condições de segurança e viaturas ecologicamente sustentáveis, ao mesmo tempo que pretende que os açorianos se sintam cada vez mais atraídos para utilizarem os transportes colectivos.
Neste sentido José Contente anuncia que estão a ser analisados novos tarifários e itinerários, nos oito sub-sistemas, com o objectivo de tornar o serviço público de transportes de passageiros mais atractivo para os utentes.
GaCS/VS







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