sábado, 4 de dezembro de 2010

Programa Regional de Controlo da Dor já em implementação



A Directora Regional da Saúde anunciou hoje que está já em implementação o Programa Regional de Controlo da Dor, integrado no Plano Regional de Saúde 2009/2012.

Sofia Duarte falava na sessão de abertura do “I Encontro de Cuidados Paliativos - Açores 2010”, que decorre em Ponta Delgada, promovido pelo Núcleo Regional da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

Na mesma ocasião, a Directora Regional da Saúde sublinhou que estão já criadas as Equipas Comunitárias de Suporte de Cuidados Paliativos, constituídas por um médico, dois enfermeiros e um assistente social que se destinam a apoiar pessoas acamadas nos domicílios, lares e centros de saúde.

Também neste âmbito, o Governo Regional pretende consolidar a rede regional de cuidados continuados, actualmente com 174 camas, redistribuindo-as pelas ilhas de forma mais equitativa e juntando mais 20 camas para cuidados de média e de longa duração e 5 camas para cuidados paliativos.

“Estamos e queremos continuar a trabalhar em prol dos cidadãos, principalmente daqueles que, pelas mais variadas razões, necessitam de uma intervenção humanizada que lhe permita viver sem sofrimento o resto da sua vida e morrer com dignidade”, vincou Sofia Duarte.

A directora Regional da Saúde sublinhou, ainda, a oportunidade deste encontro por constituir “um momento em que os profissionais de saúde terão oportunidade de reflectir sobre a sua prática, sobre a realidade desta matéria ao nível actual e sobre a tendência futura”.

O desenvolvimento técnico-científico imprimiu à medicina uma super especialização tendo como objectivo primeiro a cura das doenças.

Seria um paradoxo se o homem se preocupasse tanto na procura de inovações científicas e técnicas para estender o tempo de vida e não se empenhasse na mesma medida em encontrar soluções para que essas pessoas tenham uma qualidade de vida adequada.

É pois com base nesta filosofia que surgem os cuidados paliativos e são os profissionais de saúde que detêm um papel imprescindível na promoção da qualidade de vida e na redução do sofrimento.



GaCS/RC

Sem comentários: