segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Região empenhada em remover barreiras arquitectónicas e promover a acessibilidade



O Governo açoriano está empenhado em colaborar para a remoção de barreiras arquitectónicas e para a criação de mais acessibilidades aos edifícios públicos do arquipélago por parte das pessoas com mobilidade reduzida.

A garantia foi dada esta tarde, em Angra do Heroísmo, pela Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, depois da cerimónia, a que presidiu, de assinatura de um protocolo de cooperação entre a Direcção Regional da Igualdade de Oportunidades e o Instituto Nacional da Reabilitação.

Em declarações aos jornalistas, Ana Paula Marques disse que este protocolo vai permitir “dar um contributo enorme, quer aos técnicos da Administração Regional, quer aos da Administração Local que trabalham com estas questões das acessibilidades”.

Segundo acrescentou, é preciso sensibilizar as pessoas que têm que dar pareceres para cumprir a legislação em vigor, porque “falamos muito destas questões das acessibilidade e da sociedade inclusiva, mas temos que passar mais das palavras aos actos”.

Ana Paula Marques sublinhou, também, que, não obstante o esforço que a Administração Regional vem fazendo nesta área, “temos ainda muitos municípios que ainda não interiorizaram estas questões da mobilidade”.

O protocolo hoje celebrado vai possibilitar a realização de acções de formação nesta e noutras áreas relacionadas com o pleno usufruto da cidadania, a primeira das quais ocorre já amanhã.



GaCS/FA

Sem comentários: