quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Governo investe nas infra-estruturas de ordenamento agrário da ilha do Faial ao ritmo de 1,5 milhões de euros por ano



O Governo dos Açores está a investir nas infra-estruturas de ordenamento agrário da ilha do Faial ao ritmo de 1,5 milhões de euros do ano.

A informação foi avançada pelo Secretário Regional da Agricultura e Florestas, que presidiu hoje à inauguração de um conjunto de seis caminhos rurais e agrícolas nas freguesias de Feteira, Castelo Branco e Cedros.

Segundo revelou Noé Rodrigues, as obras de repavimentação, agora inauguradas, dos caminhos do Aberto, do Cimo da Granja, da Lombega, da Atalaia, do Farrobim e do Janalves, numa extensão de 12.840 metros, representam um investimento governamental da ordem dos 800.000 euros.

O titular da Secretaria Regional da Agricultura e Florestas adiantou ainda que este caminhos rurais e agrícolas vão servir uma área de cerca de 956 hectares, beneficiando 442 agricultores faialenses.

Na freguesia dos Cedros, Noé Rodrigues inaugurou igualmente um sistema integrado de abastecimento de água à lavoura, orçado em cerca de 55.700 euros.

Implantado no sítio das Relvas, este sistema, que integra um reservatório com capacidade para 250 metros cúbicos e um posto de distribuição público, irá beneficiar directamente 16 explorações e uma superfície agrícola de 300 hectares.

O Secretário da Agricultura e Florestas lembrou ainda que, nos últimos cinco anos, o Governo procedeu na ilha do Faial à reabilitação de 42,6 quilómetros de caminhos agrícolas e rurais, bem como à execução das segunda e terceira fases do projecto integrado de abastecimento de água à lavoura local.

Noé Rodrigues sublinhou, todavia, que o investimento realizado pelo Governo não se limitou às infra-estruturas que facilitam o trabalho agrícola, que melhoram a qualidade das produções e que reduzem os custos de exploração.

Conforme referiu, o Executivo está a desenvolver com a associação agrícola um projecto que visa “acentuar a diversificação da base produtiva regional”, o qual passa pela comercialização dos produtos na “Loja do Triângulo”.

Na opinião de Noé Rodrigues, o desafio, agora, é não só potenciar o mercado que já existe nas ilhas do Faial, do Pico e de São Jorge, mas fazer com que a “Loja do Triângulo” expanda a sua actividade para outros mercados.

O governante adiantou ainda que o Governo está também a desenvolver um projecto com a Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial no sentido de padronizar e caracterizar o queijo “Moledo”, um novo produto lançado pela CALF.



GaCS/FG

Sem comentários: