quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Requalificação paisagística garante ornamentação da VVN e estradas regionais na ilha Terceira



A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos colocou, ao longo de 2010, 14 mil plantas ao longo da rede viária da ilha Terceira. Destas, cerca de 7 mil são endémicas dos Açores e a outra metade são plantas normalmente utilizadas nas estradas açorianas.

Na Via Vitorino Nemésio foram também plantadas algumas árvores de grande porte, no âmbito da requalificação paisagística designadamente Liriodendron tulipifera e algumas Albizias, ambas árvores melíferas, com o objectivo de garantir a beleza da infra-estrutura. A partir de Março/Abril serão plantadas novas plantas a fim de dar continuidade a este projecto e tornar a Via Vitorino Nemésio (VVN) numa estrada apelativa aos terceirenses e visitantes.

Em 2011 este departamento governamental mantém a acção de embelezamento das sobras junto à estrada regional.

Em articulação com alguns serviços da Região, nomeadamente os Serviços Florestais da Ilha Terceira, a Secretaria Regional da Ciência (SRCTE), Tecnologia e Equipamentos tem vindo a produzir em viveiro, a maior parte das plantas necessárias.

De forma a proteger as plantas de intempéries e de facilitar a manutenção e corte de relvas, foram adquiridos tubos próprios, que ao mesmo tempo que protegem, ajudam as plantas no seu crescimento e desenvolvimento.

Além desta VVN, é objectivo da SRCTE dar seguimento a esta metodologia em todas as estradas da rede Regional, tornando-as ainda mais atractivas. Sendo este um projecto para o benefício de todos, agradece-se a colaboração de toda a população na protecção e preservação destes espaços verdes.


GaCS/VS

Sem comentários: