sábado, 22 de janeiro de 2011

Monumento ao Toiro será excelente cartaz turístico



O Secretário Regional da Saúde esteve hoje presente, em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de inauguração do Monumento ao Toiro, integrada no 45.º aniversário da Tertúlia Tauromáquica Terceirense.

Na ocasião, Miguel Correia disse que trata de uma obra de arte, um belo testemunho de amor pela festa brava, com múltiplos significados, que pode constituir um excelente cartaz turístico para Angra.

Os aficionados verão neste monumento um toiro, quem não é aficionado verá a relação que existe entre os açorianos e gado bovino, aliás um suporte da nossa economia, tanto na exploração leiteira como na exploração de carne.

Por outro lado, a nível histórico, pode ver-se um símbolo da resistência deste povo e a vitória que foi conseguida com a ajuda de toiros ou de rezes bravas, na célebre batalha da Salga.

Miguel Correia lembrou que, também, no brasão de armas da Região Autónoma dos Açores se podem ver dois toiros, acorrentados mas certamente livres.

O Monumento ao Toiro é da autoria do artista plástico açoriano Renato Costa e Silva. A sua execução contou com o apoio do Governo Regional, da Câmara Municipal de Angra e de muitas outras entidades públicas e privadas.



GaCS/RC

Sem comentários: