sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina 2006” em Vila do Porto a partir de 9 de Fevereiro



A inauguração terá lugar na Igreja do Nossa senhora da Vitória pelas 10h15 do dia 9 de Fevereiro e contará com a presença de alunos do curso de ciência tecnologia, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Na ocasião será proferida uma conferência por Luísa Mota Vieira, investigadora principal na área da genética do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, sobre o laureado e a investigação que conduziu à atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 2006.

A exposição poderá ser visitada até 18 de Março, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h00.

Esta mostra itinerante surge na sequência da visita aos Açores, em Julho de 2009, do Professor Craig Mello, a convite da Presidência do Governo Regional e tem como principal objectivo dar a conhecer a todos os açorianos aspectos da vida e da obra do laureado, bem como sensibilizar e motivar os jovens açorianos para o conhecimento científico.

Consiste num “kit expositivo” constituído por um conjunto de módulos expositores onde está patente, entre outros elementos, a medalha e o diploma do Prémio Nobel, bem como o livro com a genealogia do laureado, editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. É ainda possível visionar a conferência proferida por Craig Mello durante a sua estada na ilha de São Miguel e aceder, através de terminais interactivos, a páginas da Internet relacionadas com a sua vida e trabalhos científicos.

Esta é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Coordenação dos Palácios e da Direcção Regional da Cultura, com a colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Comunicações, dos Equipamentos e dos Transportes Terrestres e da Educação que, em conjunto, procuram mobilizar os jovens e os açorianos em geral para participarem e se integrarem no estímulo e no espírito que representa esta mostra.


GaCS/DRaC

Sem comentários: