terça-feira, 1 de outubro de 2013

Açores não vão precisar de novos refinanciamentos até 2016, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores revelou que o Executivo "assegurou em 2013 o acesso aos mercados financeiros, de forma a cumprir integralmente as suas necessidades de financiamento”.

Sérgio Ávila falava após o Governo dos Açores ter concluído, com sucesso, uma operação de refinanciamento, no montante de 50 milhões de euros, autorizada por uma resolução hoje publicada.

“Com o sucesso da ida aos mercados financeiros, conjugado com o facto de em 2014 e 2015 a Região não ter qualquer amortização da sua dívida direta, podemos assegurar, neste momento, que os Açores, ao contrário do resto do país, não têm necessidades de refinanciamento, no âmbito da sua dívida direta, até 2016”, frisou Sérgio Ávila.

O governante sublinhou que a operação de refinanciamento concluída esta semana “não representa qualquer aumento do endividamento da Região, mas assegura o refinanciamento das amortizações que se venciam no início de outubro”.

“Conjuntamente com as operações, bem sucedidas, que já tínhamos feito em 2013, no valor global de 79 milhões de euros, temos neste momento a estabilidade financeira necessária”, realçou o Vice-Presidente do Governo Regional.

Nesse sentido, reafirmou que, “até meados de 2016, os Açores não terão necessidade de recorrer novamente aos mercados financeiros para refinanciar a sua dívida direta".

“É uma boa notícia para os Açores e, essencialmente, assegura um reforço da estabilidade financeira da Região”, concluiu Sérgio Ávila.

Anexos:
2013.10.01-VPGRcomentaAcessoAçoresMercadosFinanceiros.mp3

GaCS

Sem comentários: