quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Envelhecimento deve ser sinónimo de dignidade, afirma Piedade Lalanda

A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje que o envelhecimento deve ser sinónimo de dignidade, defendendo que “a vida tem de ser vivida com dignidade, em todas as suas etapas, em todas as circunstâncias”.

“A dignidade não tem idade e deve continuar a ser respeitada na pessoa idosa, como o foi na infância, na juventude ou na idade ativa. Seja em contexto familiar, no universo dos cuidados de saúde, no sistema de proteção e segurança social ou até no modo como se projetam e se constroem as cidades e se definem as acessibilidades”, salientou Piedade Lalanda.

A Secretária Regional, que falava na abertura do V Congresso "Envelhecimento(s): A Arte de Viver”, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, frisou que “defender a dignidade da pessoa idosa não é certamente abandoná-la à sua sorte, nem tratá-la como incapaz ou incompetente”.

Nesse sentido, considerou “fundamental” a prevenção do agravamento de problemas de saúde, a criação de hábitos saudáveis, a promoção do exercício físico e o convívio como medidas para manter a autoestima dos mais idosos.

“Envelhecer não é um problema e, muito menos, uma condenação”, mas sim “condição para se viver”, afirmou Piedade Lalanda, recordando que, no âmbito da política destinada aos idosos, o Governo dos Açores, em parceria com as Instituições Particulares de Solidariedade Social e as Misericórdias, tem vindo a apoiar os centros de convívio, que hoje reúnem cerca de cinco mil idosos, e os centros de dia.

Piedade Lalanda destacou ainda a aposta do Executivo açoriano nos serviços de apoio ao domicílio, cuja rede está instalada em todos os concelhos da Região, com capacidade para prestar apoio a mais de 2.500 idosos e a pessoas dependentes.

Para Piedade Lalanda, trata-se de medidas que visam garantir uma “maior autonomia dos idosos”, desde logo, promovendo a sua permanência nos espaços afetivos de referência, como são a sua casa, a sua família e a comunidade de pertença.

Com vista a combater o isolamento dos idosos e proporcionar o contato com os familiares emigrados, o Governo dos Açores apresentou a 1 de outubro, em São Jorge, a Ludoteca Sénior, um projeto-piloto desenvolvido em parceria com a Fundação Portugal Telecom que será alargado a outras zonas dos Açores.

Anexos:
2013.10.03-SRSS-AberturaVCongressoEnvelhecimento(s)AArtedeViver.MP3


GaCS

Sem comentários: