O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje que o Porto de Ponta Delgada continua a ser atualmente, após 150 anos de existência, “uma estrutura fundamental para o desenvolvimento" dos Açores.
Vítor Fraga, que falava na cerimónia de lançamento do livro “O Porto de Ponta Delgada: da vontade à concretização”, da autoria de Fátima Sequeira Dias, salientou que este porto soube acompanhar todas as mudanças, servindo “exemplarmente os interesses da ilha de São Miguel, em particular, e dos Açores, de um modo geral”.
“Se recuarmos ao tempo da publicação histórica do Decreto que nos consagrou como Povo Autónomo, o diploma de 2 de março de 1895, lembraremos, pelo narrado pela Professora Doutora Fátima Sequeira Dias, quão importante era e ainda é o nosso desenvolvimento económico, sendo a construção deste porto um marco fundamental para que se iniciasse esse mesmo desenvolvimento”, sublinhou o titular da pasta dos transportes.
Em prol desse desenvolvimento, recordou Vítor Fraga, o Governo Regional tem vindo a “direcionar importantes investimentos na área portuária, de que é exemplo a construção de rampas RO-RO em todas as ilhas dos Açores, à exceção do Corvo, com vista a potenciar o tráfego inter-ilhas”, e, na área do turismo, onde se concretizou a presença dos Açores “num dos maiores setores de negócios à escala mundial, que é o turismo de cruzeiros".
Nesse sentido, frisou que foi atingido em 2012, "um número recorde de 122 escalas, 102.881 passageiros e 52 mil tripulantes”.
O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou, no entanto, que o Governo dos Açores não se dá por satisfeito, estando, por isso, “a trabalhar no sentido de diminuir os tempos de entrega nos mercados exportadores, promovendo junto dos armadores privados de cabotagem a adequação das rotas, de entradas e saídas diretas dos principais portos da Região”.
Para além disso, o Executivo pretende "integrar a Região nas redes de transportes marítimos internacionais", com o objetivo de promover junto da União Europeia o posicionamento geográfico dos Açores "como ativo essencial para a construção de uma rede transeuropeia de transportes mais eficiente”.
A este propósito, o Secretário Regional lembrou que a União Europeia incluiu quatro portos da Região na lista europeia dos 319 portos marítimos de importância fundamental, indo assim ao encontro deste objetivo de promoção do posicionamento geográfico dos Açores.
Vítor Fraga fez questão de lembrar a autora da obra, salientando “o gosto e a máxima prioridade que impôs na conclusão deste livro que celebraria o 150.º aniversário do Porto de Ponta Delgada” e frisando que “este foi um trabalho que se ajustou a ela com particular justiça”.
O Secretário Regional frisou que Fátima Sequeira Dias foi “uma das mais eminentes historiadoras dos Açores, sendo a sua especialidade, exatamente o Século XIX”.
|
|
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário