O Governo dos Açores integra a lista final dos cinco projetos nomeados para o European Public Sector Award (EPSA) 2013, na categoria de Administração Regional, concorrendo com a Áustria, a Espanha e a Finlândia.
No total, foram inicialmente apresentadas 31 candidaturas para esta categoria, das quais sete foram selecionadas para as visitas in loco, de que resultou a seleção de cinco para integrarem a lista final de nomeados, entre as quais se encontra a candidatura da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial, que é, nesta fase final, o único projeto português apurado.
O projeto nomeado no âmbito da Gestão dos Recursos Humanos do arquipélago integra a Bolsa de Emprego (BEP – Açores), os Quadros Regionais de Ilha e o Sistema de Informação de Gestão de Recursos Humanos para a Administração Regional dos Açores (SIGRHARA), projetos desenvolvidos e geridos pela Direção Regional de Organização e Administração Pública, serviço executivo da Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial.
A este projeto ser-lhe-á atribuído o reconhecimento de “Boa Prática Europeia”, cujo certificado será entregue em Maastricht, na Holanda, a 25 de novembro.
Os três vencedores, um por cada categoria, e as duas menções honrosas serão anunciados durante a cerimónia de entrega dos prémios EPSA 2013, a ter lugar também em Maastricht, no dia 27 de novembro, para a qual o Governo dos Açores foi convidado a comparecer e a apresentar e partilhar a sua experiência perante uma plateia de âmbito internacional.
Com a nomeação do projeto para um dos prémios mais prestigiados na administração pública ao nível europeu, o Governo Regional vê reconhecido o trabalho desenvolvido para a Administração Pública Regional dos Açores ao longo dos últimos oito anos.
A necessidade de modernizar, desmaterializar, uniformizar processos, racionalizar e partilhar recursos entre as nove ilhas levou ao desenvolvimento da plataforma eletrónica de emprego público da Administração Regional, a BEP-Açores, à criação dos Quadros Regionais de Ilha, um novo modelo que incentiva a mobilidade de recursos entre as diferentes ilhas, e à implementação do SIGRHARA, sistema de informação integrado que promove a partilha de informação e de serviços entre as ilhas do arquipélago.
Este modelo de gestão de recursos humanos assenta em instrumentos de suporte pioneiros, até à data, únicos na administração pública portuguesa.
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário