terça-feira, 5 de novembro de 2013

Luiz Fagundes Duarte anuncia arranque da última fase da obra da nova Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura anunciou hoje, na Horta, que o contrato da empreitada de conclusão da nova Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo vai ser assinado dentro de alguns dias.

Luiz Fagundes Duarte, que foi ouvido hoje pela Comissão de Assuntos Sociais da Assembleia Legislativa dos Açores no âmbito da audição sobre as propostas de Plano e Orçamento para 2014, adiantou que as obras, no valor global de 4,4 milhões de euros, acrescido de IVA, deverão arrancar também em breve.
As obras da nova Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo, que se iniciaram em 2009 e sofreram vários contratempos, têm um prazo de execução de seis meses.
Esta obra, que se situa junto ao Palacete Silveira e Paulo, onde funciona a Direção Regional da Cultura, comporta um edifício com cerca de 9.000 metros quadrados de área bruta, além de arranjos exteriores.
Luiz Fagundes Duarte, em declarações aos jornalistas após a audição parlamentar, referiu que a proposta do Governo para os setores que tutela assenta em duas prioridades fundamentais, que são a conclusão até ao final da legislatura das obras necessárias no parque escolar açoriano e o investimento na formação.
A primeira prioridade pretende que os jovens açorianos "tenham as melhores condições de aprendizagem”, enquanto a segunda aponta para “a criação de massa crítica e de conhecimento”, frisou.
No caso da formação, em qualquer que seja área, os apoios a conceder vão incidir no “mérito”, beneficiando as instituições que “investem na formação sem perder as suas caraterísticas”, especificou Luiz Fagundes Duarte.
Neste sentido, o Secretário Regional reconfirmou que estão em fase de ultimação diversos diplomas na área da cultura, que visam precisamente atingir esse objetivo.
Luiz Fagundes Duarte afirmou, por outro lado, a propósito das alterações nacionais aos programas curriculares, que a Região “não se distrai com questões secundárias”, mas acrescentou que, como os alunos açorianos participam nos exames nacionais, torna-se necessário que estejam preparados para essa nova realidade.
O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura manifestou-se ainda esperançado que, na Região, com um quadro de docentes “estável” e com as diferentes medidas entretanto adotadas e já no terreno, o combate ao insucesso escolar produza os seus efeitos.

Anexos:
2013.11.05-SRECC-Plano&Orçamento.mp3

GaCS

Sem comentários: