A Secretária Regional da Solidariedade Social autorizou hoje, em Angra do Heroísmo, 32 apoios à habitação, num montante superior a 253 mil euros, com vista a “melhorar as condições habitacionais dos açorianos”.
Piedade Lalanda salientou que 29 dos apoios agora concedidos se destinam à reabilitação e recuperação de habitação degradada e os restantes três à aquisição de habitação própria permanente, frisando que o acesso a uma habitação condigna é “um direito”, mas também um dever do Executivo.
“É um dever nosso, mas é também, sobretudo, um direito dos cidadãos terem uma casa em condições”, afirmou a responsável pela pasta da Solidariedade Social, lembrando, no entanto, que é também um dever dos cidadãos a manutenção das suas moradias.
Na sua intervenção, a Secretária Regional afirmou ainda que, este ano, já foram autorizados 21 apoios para recuperação de habitação degradada e 20 para aquisição de habitação própria permanente.
No ano passado, segundo Piedade Lalanda, o Governo dos Açores apoiou a reabilitação de cerca 450 habitações, quer de particulares, através do programa de apoio à recuperação de habitação degradada, quer do parque habitacional da Região, representando mais de 5,4 milhões de euros.
A Secretária Regional frisou que a reabilitação do parque habitacional da Região Autónoma dos Açores tem continuidade este ano, com um investimento público na ordem dos 1,2 milhões de euros.
Piedade Lalanda realçou ainda a importância destas verbas que beneficiam as pessoas, a sua segurança e bem-estar, tendo também “um grande impacto na construção civil”, considerando que estes apoios são significativos para a economia local, que é outro dos objetivos do Governo dos Açores.
| 2014.03.05-SRSS-AutorizaçãoApoiosHabitação.mp3 |
GaCS







Sem comentários:
Enviar um comentário