A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, assinalando o Dia Internacional da Mulher, a terceira edição do encontro Viajar pela Imagem, em que serão apresentadas fotografias de Margarida Quinteiro que documentam viagens à China, Tibete e Namíbia.
À semelhança do que aconteceu nas duas mostras anteriores, protagonizadas por Hugo Machado e Rui Caria, as fotografias projetadas serão comentadas pela autora, que dará testemunho das experiências vividas naqueles lugares.
A iniciativa decorre, a partir as 15h00, na Sala do Capítulo, no âmbito do programa de dinamização da exposição Património Mundial | Do Mundo a Angra do Heroísmo, que está patente até maio naquele museu, estando previstas mais duas iniciativas, que decorrerão em abril.
A primeira destas exposições terá lugar a 5 de abril, na sequência da realização do concurso fotográfico Biodiversidade dos Ambientes Costeiros | RAVE 2014, organizado pelo Centro Regional de Educação e Investigação Associado à Sustentabilidade dos Açores e pelo Grupo da Biodiversidade da Universidade dos Açores.
A 12 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios será assinalado com uma viagem no tempo, mediante a projeção da versão integral do Documentário Terceirense, o primeiro filme realizado nos Açores, em 1927.
A exposição Património Mundial | Do Mundo a Angra do Heroísmo assinala simultaneamente o 40.º aniversário da Convenção (1992-2012) e o 30.º aniversário da inclusão da Zona Histórica de Angra do Heroísmo na Lista do Património Mundial (1983-2013), propondo uma reflexão alargada sobre os temas do Património, da Diferença e da Identidade e sobre os modos como a Humanidade com eles convive.
O Museu de Angra do Heroísmo cumpre, desta forma, o objetivo de se assumir como espaço de confluência de culturas, protagonizando momentos de vivência de outras realidades e heranças.
Margarida Quinteiro, natural da ilha Terceira, é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, tendo o seu percurso profissional passado pela Áustria e Alemanha, onde foi Leitora de Português, e pela Administração Regional dos Açores.
Atualmente, é professora do ensino secundário na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo.
GaCS








Sem comentários:
Enviar um comentário