sábado, 21 de junho de 2014

Alteração do horário dos Serviços de Atendimento Urgente do Nordeste, Vila Franca e Ribeira Grande não afetará utentes, garante Luís Cabral

O Secretário Regional da Saúde garantiu hoje que estão reunidas as condições para que os Serviços de Atendimento Urgente dos centros de saúde de Nordeste, Vila Franca do Campo e Ribeira Grande passem a funcionar entre as oito da manhã e a meia-noite, como já acontece no Centro de Saúde da Praia da Vitória, “sem prejuízo para os cidadãos que residem nestes concelhos”.

Luís Cabral, em declarações à margem do I Fórum da Saúde do Nordeste, salientou que “já estão implementadas as medidas que se consideravam necessárias para garantir uma resposta à população servida por estas unidades”, conforme ficou definido no Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde.

Entre essas medidas está a publicação do diploma que permite a contratualização dos médicos para assegurar o acompanhamento das pessoas internadas nesses centros de saúde.

O Secretário Regional da Saúde salientou que o despacho publicado na passada semana, autorizando a contratualização de camas nos centros de saúde para cuidados continuados integrados, “vem garantir o acompanhamento dos doentes internados nesses centros de saúde”.

Estão também já em funcionamento 24 horas por dia as duas viaturas SIV, em Ponta Delgada e na Ribeira Grande, para dar resposta às situações de emergência, enquanto a linha de atendimento urgente também está a trabalhar em velocidade de cruzeiro, permitindo uma orientação das pessoas de acordo com os protocolos definidos na Triagem de Manchester.

“Os médicos que até agora faziam urgência passam a dispor de mais tempo para a realização de consultas e para desenvolver as tarefas que lhes compete no âmbito da Medicina Geral e Familiar”, sublinhou.

Luís Cabral elogiou a comissão organizadora do I Fórum da Saúde do Nordeste pela iniciativa dedicada à problemática do envelhecimento e à procura de condições que possam proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas idosas, no sentido de “dar vida aos anos”.

O encontro abordou temas como a epidemiologia do envelhecimento, a depressão nos idosos, a polimedicação no idoso, o papel do cuidador, a nutrição, o combate ao sedentarismo e a atividade social e a promoção da qualidade de vida.

O Secretário Regional da Saúde sublinhou “o importante papel das autarquias” na dinamização de atividades em cooperação com os centros de saúde, como aconteceu agora no Nordeste, frisando que “são positivas todas as iniciativas que recordam a necessidade de trabalharmos em prol da nossa saúde”.


Anexos:
2014.06.21-SRS-FórumNordeste.MP3
GaCS

Sem comentários: