quinta-feira, 26 de junho de 2014

Governo dos Açores disponibiliza a todas as cooperativas da Região “as ferramentas que estão legalmente instituídas”

O Secretário Regional dos Recursos Naturais reafirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores oferece como garantia para a viabilização da Lactopico o seu "empenho” e, à semelhança do procedimento aplicado a todas as cooperativas da Região, a disponibilização das “ferramentas que estão legalmente instituídas”. 

“Isto significa que está disponível para ajudar no âmbito do escoamento dos produtos, no âmbito dos investimentos que eventualmente sejam necessários fazer, no âmbito do apoio técnico aos produtores, no âmbito do apoio técnico à própria indústria, se isso for necessário”, afirmou Luís Neto Viveiros, em declarações aos jornalistas no final de uma audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa.

O Secretário Regional salientou ainda que o envolvimento do Governo dos Açores permitiu “conciliar todos os interesses em causa, dos quais os produtores são também uma parte relevante”, manifestando confiança de que "resultará um bom desfecho" do entendimento com a Lactaçores para a recuperação e sustentabilidade da Lactopico.

Luís Neto Viveiros destacou “o know how da Lactaçores, tanto do ponto de vista da unidade fabril, do processo industrial, como do ponto de vista da comercialização", mas também o papel da Caixa de Crédito Agrícola "como instituição financeira que maior preponderância tem ao nível dos credores” da cooperativa.

Questionado sobre a intervenção da Insulac na Lactopico, o Secretário Regional enalteceu o “papel” que teve no decorrer dos últimos seis meses para o melhoramento da gestão da cooperativa.

“Melhorou do ponto de vista do processo fabril, do ponto de vista da recolha, da gestão e das tecnologias utilizadas e garantiu que tudo o que a Lactopico produziu ao longo desses meses fosse vendido ao final de cada mês e pago quase de imediato”, frisou.

Luís Neto Viveiros acrescentou, no entanto, que a proposta de aquisição das instalações fabris da cooperativa por parte da Insulac não foi aprovada pela Assembleia de Credores da Lactopico, tendo a empresa entendido não manter o seu projeto para o Pico.


Anexos:



GaCS

Sem comentários: