segunda-feira, 30 de junho de 2014

Programa ValorUrbe dinamiza espaços e economia local, afirma Vítor Fraga

O Secretário Regional do Turismo e Transportes afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o programa de requalificação local ValorUrbe, além de ser uma ferramenta para apoio à revalorização de espaços públicos, é também um impulso à economia local e um exemplo da boa conjugação de esforços entre entidades públicas.

Vítor Fraga falava na inauguração da requalificação do parque de estacionamento da Praia do Pópulo, na freguesia do Livramento, realizada através deste programa, num investimento superior a 27 mil euros.

A obra foi executada por administração direta, tendo os materiais, essencialmente pedra de lavoura, brita e madeira, sido fornecidos por 12 empresas com sede em São Miguel.

“A obra que aqui inauguramos é um bom exemplo daquilo que nós pretendemos. Não desvirtuando aquilo que é existente, valorizando e utilizando os nossos materiais, introduzindo assim valor em toda a fileira da construção”, frisou o Secretário Regional.

Vítor Fraga afirmou que o ValorUrbe faz da cooperação com o poder local uma “palavra-chave”, destacando a grande proximidade das juntas de freguesia com as populações e a consequente capacidade para identificar espaços e equipamentos a intervir, operação que antecede a fase de intervenção no local, com apoio e cooperação direta entre o Governo e estas entidades, numa conjugação de esforços que também beneficia as empresas mais pequenas.

“Partindo de pequenas intervenções, possibilita que pequenas empresas do setor da construção, que têm uma dimensão e atuação acima de tudo local, possam concorrer a realizar estes tipos de trabalho”, salientou Vítor Fraga, recordando, no entanto, que este tipo de cooperação não fica apenas por aqui, pois outras empresas na área da comercialização de materiais de construção podem também desenvolver a sua atividade e comercializar produtos para a concretização destas intervenções.

Vítor Fraga recordou que a dotação orçamental do ValorUrbe para 2014 é de um milhão de euros, valor que considerou significativo, para dotar as freguesias de melhores condições, não só para os residentes, mas também para os visitantes, englobados no desígnio que é a promoção do turismo.

“O ValorUrbe irá continuar com esta dinâmica, continuando a prosseguir este trabalho de verdadeira parceria com todas estas entidades”, afirmoui o Secretário Regional, adiantando que este programa vai também abranger obras de dimensões superiores, tal como já foi anunciado pelo Presidente do Governo relativamente à intervenção no espaço envolvente do antigo Matadouro de Ponta Delgada, onde se pretende valorizar o espaço e integrá-lo de uma forma mais nobre na freguesia.

“Iremos assim prosseguir com esta dinâmica e com este trabalho de cooperação efetiva entre todos, para que todos os nossos espaços públicos sejam valorizados, revitalizados, e para que continuemos a trabalhar no sentido de que viver na nossa terra, nas nossas freguesias, seja sempre cada vez melhor”, afirmou Vítor Fraga.


Anexos:

GaCS

Sem comentários: