segunda-feira, 16 de junho de 2014

Qualidade do ensino profissional nos Açores ficou mais uma vez demonstrada no campeonato nacional, afirma Sérgio Ávila

O Vice-Presidente do Governo dos Açores considerou hoje que a qualidade do ensino profissional nos Açores, este ano mais uma vez evidenciada no Campeonato Nacional das Profissões, “não pode ser, e não é, obra do acaso".

Sérgio Ávila recordou que ”os Açores têm sido, desde há muito, a região do país que, em termos relativos, mais medalhas conquista por concorrente” em competições semelhantes, a ponto de ter alcançado o dobro da percentagem registada pela região segunda classificada.

Para o Vice-Presidente do Governo, que falava em Ponta Delgada, na cerimónia de entrega de diplomas aos jovens distinguidos no Campeonato Nacional das Profissões, “não é aceitável" desligar estes resultados, "como alguns ainda recentemente tentaram fazer, a propósito das 14 medalhas conquistadas na cidade do Porto, do grande investimento que o Governo dos Açores tem feito na formação profissional”.

“Esta consistência de bons resultados, em áreas profissionais tão distintas que não pode ser atribuída a particulares apetências dos açorianos, mas sim à comprovada qualidade do nosso ensino profissional, é consequência lógica dessa aposta, que encontrou, felizmente, nos nossos jovens, uma resposta competente”, frisou Sérgio Ávila.

O governante sublinhou que a aposta no ensino profissional vai intensificar-se no próximo ano letivo, com a abertura de 80 cursos, sendo 35 para alunos que completaram o 9.º ano de escolaridade e 45 cursos REATIVAR destinados a pessoas que se encontram numa situação de desemprego e que queiram melhorar o seu nível de escolaridade.

“O Governo dos Açores entende que o aumento do nível de qualificações dos açorianos e o fomento de uma sustentada entrada ou reentrada no mercado de trabalho são indispensáveis no combate ao desemprego na região”, disse Sérgio Ávila, para quem ter melhores profissionais na região é dispor de “melhores meios para enfrentar as dificuldades que a atual conjuntura nacional e internacional faz repercutir nos Açores”.

O Vice-Presidente do Governo considerou ainda que o nível do ensino profissional “fortalece a nossa convicção de estarmos no caminho certo e transmite-nos maior confiança no futuro”.

“Vamos, pois, continuar este bom trabalho que todos temos vindo a fazer e pelo qual felicito, em nome do Governo, não só os premiados, mas também as suas escolas profissionais e respetivos formadores", afirmou Sérgio Ávila.


Anexos:
2014.06.16-VPGR-EntregaDiplomasJovensMedalhados.mp3

GaCS

Sem comentários: