quarta-feira, 18 de junho de 2014

Sucesso escolar também passa pela prática desportiva dos jovens, afirma Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, defendeu que a prática desportiva também é “uma peça importante” para o sucesso escolar, frisando que o que se pretende para o futuro nos Açores é “uma geração que seja capaz de utilizar o corpo e a inteligência de igual modo”.

“Nós entendemos que a prática desportiva, seja no âmbito lúdico, na escola e ou nos clubes, é uma peça importante na batalha que temos pela frente do sucesso escolar”, afirmou Luiz Fagundes Duarte, que falava terça-feira, na Praia da Vitória, na cerimónia de entrega de prémios na ilha Terceira da XIII Gala do Desporto Açoriano.

Luiz Fagundes Duarte recordou a máxima romana de “mente sã em corpo são”, manifestando o desejo de que “os nossos excelentes atletas também sejam excelentes alunos na nossas escolas”.

Na sua intervenção, o Secretário Regional frisou que os resultados obtidos pela generalidade dos atletas açorianos, ainda em idade escolar, são alcançados devido à “capacidade de sacrifício” e ao “empenho” que impõem às suas vidas, considerando, por isso, que estes jovens “devem ser exemplos para as próximas gerações”.

Luiz Fagundes Duarte destacou ainda o esforço do Governo Regional na formação dos atletas, numa tarefa que “envolve, cada vez mais, os clubes, dirigentes, associações e autarquias” e prestigia o nome dos Açores a nível nacional e internacional.

A Gala do Desporto Açoriano visa homenagear e distinguir os agentes desportivos e as entidades do desporto escolar e do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo do ano anterior através dos resultados e classificações alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional através do trabalho desenvolvido, reconhecendo assim o Governo dos Açores o seu valor social.

Para este efeito, foi criado um novo modelo descentralizado de entrega dos troféus, procurando a aproximação da população e, em particular, dos apoiantes ao atleta, ao clube, à modalidade e aos seus agentes.

Na XIII Gala do Desporto Açoriano serão distinguidos 76 atletas, dirigentes e clubes das ilhas de S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial.


Anexos:
2014.06.18-SRECC-XIII GalaDesporto.mp3

GaCS

Sem comentários: