sexta-feira, 20 de junho de 2014

Presidente do Governo dos Açores destaca importância de aprofundar relacionamento com estado do Rio Grande do Sul

O Presidente do Governo garantiu hoje que o seu executivo está apostado em aprofundar o relacionamento da Região Autónoma dos Açores com o Rio Grande do Sul nas mais diversas áreas, assente na memória histórica da imigração açoriana para este estado brasileiro.

“Considero ser, desde logo da parte do Governo dos Açores, responsabilidade política e institucional fazer tudo o que está ao seu alcance para aprofundar estas ligações e para salientar o papel que estes Açorianos tiveram” no povoamento deste estado, afirmou Vasco Cordeiro, após ter recebido, em audiência, o Secretário da Cultura do Rio Grande do Sul, Luiz Assis Brasil.

Após o encontro, que decorreu em Ponta Delgada, Vasco Cordeiro salientou o trabalho que tem sido feito pelo Governo do Rio Grande do Sul no reforço das ligações com os Açores, o que constitui um aspeto de grande relevância por vários motivos.

“Uma destas razões é por ser uma forma de resgatar a memória e de podermos conhecer um pouco mais o trabalho, o percurso e o contributo de Açorianos noutras partes do mundo para a construção, neste caso concreto, do Rio Grande do Sul”, frisou o Presidente do Governo.

“Mas também porque isso dá conta, não só do interesse de resgatar essa memória, mas de aproveitar novas oportunidades que, nos campos cultural, científico, económico e do relacionamento institucional, existem entre estas diversas entidades”, acrescentou Vasco Cordeiro.

O Secretário da Cultura do Rio Grande do Sul encontra-se nos Açores no âmbito do espetáculo de teatro, dança e música ‘Os Descendentes da Atlântida – Ópera Açoriana’, uma homenagem ao espírito aventureiro dos Açorianos que povoaram o estado brasileiro do Rio Grande do Sul que vai ser apresentado hoje, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, numa iniciativa que conta com o apoio do Governo dos Açores.

A chegada dos primeiros açorianos ao Rio Grande do Sul, em 1751, é considerada como um marco histórico na formação da cultura e dos costumes deste estado brasileiro, constituindo um referencial da cultura e da identidade gaúchas.



Anexos:
2014.06.20-PGR-AudiênciaAssis Brasil.mp3
GaCS

Sem comentários: