sexta-feira, 27 de junho de 2014

Rodrigo Oliveira apela aos jovens açorianos para serem "embaixadores do espírito europeu" na Região

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas apelou hoje aos jovens açorianos para que “sejam embaixadores do espírito europeu” na Região e levem o nome dos Açores à União Europeia, através do seu “interesse, conhecimento e participação em iniciativas sobre a União”.

Rodrigo Oliveira falava, em São Miguel, na sessão de encerramento do projeto ‘Os Açores e a Europa’, da responsabilidade do Clube Europeu da Escola Básica e Integrada de Água de Pau, que levou 11 jovens alunos desta escola numa visita a Bruxelas, o que lhes permitiu “um contacto direto com a vida institucional da União Europeia”.

“Puderam, por isso, melhor compreender a complexidade do funcionamento das instituições e os desafios que se colocam à Região”, afirmou Rodrigo Oliveira, salientando “a necessidade sentida nos diversos países e regiões de uma maior ligação entre os cidadãos e o projeto europeu”.

Para o Subsecretário Regional, esta é uma “dimensão na qual a juventude tem um papel fundamental a desempenhar”.

Os alunos da EBI de Água de Pau visitaram, em Bruxelas, a Representação Permanente de Portugal na União Europeia, a Comissão e o Parlamento Europeu, numa viagem que também lhes possibilitou “sentir o cosmopolitismo e interculturalidade da cidade de Bruxelas” e passar por “cidades flamengas com ligações históricas a Portugal e aos Açores, como Gent e Bruges”.

Nesse sentido, considerou que esta viagem, certamente, fez os jovens “melhor compreender a diversidade que carateriza a Europa, mas também os laços que cimentam a sua unidade”.

Rodrigo Oliveira elogiou o trabalho de professores e alunos do Clube Europeu da EBI de Água de Pau, não apenas em relação ao projeto ‘Os Açores e a Europa’, mas também no que toca a outras iniciativas que decorreram ao longo deste ano letivo, com destaque para o facto de terem sido selecionados para a final nacional, em Lisboa, do Concurso ‘Europeus em Portugal’, com um trabalho na modalidade de Audiovisuais.

O Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas salientou ainda “a capacidade mobilizadora de alunos, pais, professores e comunidade escolar de Água de Pau em geral, que conseguiram reunir o conjunto de apoios necessários a esta deslocação, incluindo o contributo de diversas empresas, a preparação de jantares e outras iniciativas, como sorteios, a que se associou o Governo, a Câmara e a Junta”.

Para Rodrigo Oliveira, trata-se de “um exemplo da proatividade da juventude açoriana, bem como da conjugação dos esforços da comunidade, que é sempre necessária à boa concretização de iniciativas”.

O projeto ‘Os Açores e a Europa’ do Clube Europeu da EBI de Água de Pau contou com o apoio do Governo dos Açores, através do Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas e do programa Bento de Góis, da Direção Regional da Juventude, tendo sido apresentado na sessão de encerramento um vídeo elaborado pelos alunos e testemunhos da viagem a Bruxelas.





GaCS

Sem comentários: