segunda-feira, 23 de junho de 2014

Concerto de violino, piano e violoncelo em S. Roque do Pico, integrado na Temporada Artística 2014

O Governo dos Açores promove sexta-feira, 27 de junho, em S. Roque do Pico, a realização do concerto “Trio: Violino, Piano e Violoncelo”, com Natalia Bauer, Marcello Guarini e Yuriy Gertsev.

O concerto, integrado na Temporada Artística 2014, terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho a partir das 21h30, com um programa que inclui duas obras de Franz Schubert para piano, violino e violoncelo, ambas de 1827, cerca de um ano antes da morte deste compositor.

Uma das peças que será interpretada, habitualmente designada por 'Notturno', é um andamento construído como uma fantasia, numa escrita quase de duo, com os dois instrumentos de cordas opostos ao piano.

A outra peça, o Trio N.º 2 em Mi bemol maior, foi executada pela primeira vez numa festa privada em janeiro de 1828, para celebrar o noivado de Josef von Spaun, colega de escola do compositor.

O tema principal do segundo movimento, alegadamente baseado numa canção folclórica sueca, foi usado como banda sonora em filmes como 'Barry Lyndon', de Stanley Kubrick, 'Fome de Viver', de Tony Scott, ou 'A Pianista', de Michael Haneke.

O pianista Marcello Guarini concluiu o Curso Superior de Piano no Conservatório Domenico Cimarosa de Benevento, em Itália, realizou numerosos concertos a solo e em diferentes formações de câmara e foi professor de piano em Évora e Beja, lecionando atualmente no Conservatório Regional da Horta.

Yuriy Gertsev, natural da Ucrânia, integrou várias orquestras e agrupamentos musicais e efetuou digressões em vários países da Europa e do Médio Oriente, tendo começado a trabalhar em Portugal em 1998, como professor convidado de Violino no Conservatório Regional da Horta.  

Natalia Bauer, natural da Rússia, chegou aos Açores em 2005, altura em que começou a trabalhar no Conservatório Regional da Horta como professora de violoncelo, mantendo a sua atividade artística enquanto membro de diferentes grupos de câmara e em orquestra.     

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónicowww.culturacores.azores.gov.pt.




GaCS

Sem comentários: