segunda-feira, 16 de junho de 2014

Luiz Fagundes Duarte preside à cerimónia da Gala do Desporto Açoriano em S. Miguel

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, inicia hoje, em Ponta Delgada, a entrega de troféus por ilha, no quadro da XIII Gala do Desporto Açoriano, uma cerimónia que se repetirá em várias ilhas do arquipélago.

Nesta Gala, que se realiza em modelo descentralizado, serão distinguidos 76 entidades, entre atletas, dirigentes e clubes das ilhas de S. Miguel, Terceira, S. Jorge, Pico e Faial.

Na categoria de personalidades serão homenageados Mário Andrade, pelos seus 35 anos como treinador de voleibol em vários clubes da ilha de S. Miguel, Mário Duarte, que é há 30 anos treinador de judo na ilha Terceira, Luís Martins, com 30 anos de dirigismo na seção automóvel do Terceira Automóvel Clube, José Viegas, pelos seus 30 anos como juiz e oficial de regata em S. Miguel, e Luís Carvalho, como dirigente há 25 anos do Maia Clube dos Açores.

Na mesma categoria, mas com 20 anos de atividade, serão distinguidos António Godinho, do Clube Juvenil Boa Vigem, Eduardo Pereira, da Associação de Futebol da Horta, Emanuel Ferreira, do Grupo Desportivo de S. Roque, em S. Miguel, Geraldo Andrade, como treinador de patinagem artística do Clube de Patinagem de Santa Cruz, em S. Miguel, Jaime Vieira, do Clube Desportivo de Rabo de Peixe, José Medeiros, do Clube Naval de Ponta Delgada, e José Mourão, do Grupo Desportivo da Casa do Povo do Cabo da Praia.

Nos desportos individuais e na categoria de Resultados e Classificações Nacionais e Participações Internacionais serão homenageados Elisa Pacheco (atletismo), Ricardo Bento Moura, (automobilismo), Alice Preto e Maria Medeiros (ginástica aeróbica), Gonçalo Rodrigues (jet ski), Carlos Cruz, Daniela Chaves e Luís Paz (judo), André Caus, César Furtado, Henrique Melo, João Leite, Márcio Moniz e Solange Parreira (kickboxing), António Cleto e Hélder Raposo (tiro).

No desporto adaptado serão distinguidos André Dutra, Nuno Ferreira e Ricardo Pereira (atletismo) e André Bicudo e Henrique Cruz (natação).

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo, Candelária Sport Clube, Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, Clube de Kickboxing de Arrifes, Clube de Patinagem da Vila da Capelas,  Clube de Patinagem de Santa Cruz , Clube Desportivo Ribeirense, Clube União Sportiva, Grupo Desportivo da Casa do Povo da Madalena, Grupo Desportivo da Casa do Povo de Santo António do Pico, Grupo Desportivo do Centro Social do Juncal, Grupo Desportivo Salão Recreativo dos Toledos, Marítimo Sport Clube, Sporting Club da Horta e Volei Clube de S. Miguel serão distinguidos na categoria de desportos coletivos.

Em alto rendimento, será homenageada a atleta do Clube de Ténis de S. Miguel, Marta Magalhães.

Pelo facto de terem representado as seleções nacionais, as ginastas Ana Janeiro, Inês Botelho, Laura Monteiro, Luana Minucci, Sara Sardinha, e Sara Silva, os judocas André Soares, Filipe Soares, João Viveiros, Maria Sousa, Nuno Carvalho, Pedro Soares, Rafael Cordeiro e Tiago Rodrigues, os jogadores de golfe Luís Índio e Ricardo Garcia,  os atletas de kickboxing Davide Ferreira, Frederico Ferreira e Renato Costa, a patinadora Cátia Rebelo, as mesatenistas Patrícia Maciel e Raquel Andrade, o velejador Rui Silveira e a jogadora de voleibol Dulce Machado serão também distinguidos na XIII Gala do Desporto Açoriano, que se inicia hoje, a partir das 19h00, no Teatro Micaelense.

A Gala do Desporto Açoriano visa homenagear e distinguir os agentes desportivos e as entidades do desporto escolar e do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo do ano anterior através dos resultados e classificações alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional através do trabalho desenvolvido, reconhecendo assim o Governo dos Açores o seu valor social.

Para este efeito, foi criado um novo modelo descentralizado de entrega dos troféus, procurando a aproximação da população e, em particular, dos apoiantes ao atleta, ao clube, à modalidade e aos seus agentes.

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, também presidirá terça-feira, pelas 19h00, na Praia da Vitória, à sessão de entrega de prémios aos dirigentes, atletas e clubes da ilha Terceira.




GaCS

Sem comentários: