sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Museu de Santa Maria expõe "O Espírito nas Ilhas"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Santa Maria, tem patente ao público a exposição de fotografia intitulada “O Espírito nas Ilhas”, da autoria de Valter Vinagre, numa parceria com o Museu de Angra do Heroísmo.

Esta exposição, que pode ser visitada até 30 de agosto, tem como tema central o Espírito Santo, um dos fenómenos mais importantes da História portuguesa no domínio cultural e das mentalidades.

As festas em honra do Divino Espírito Santo traçam no arquipélago dos Açores uma forte marca identitária, mercê dos constrangimentos que os primeiros povoadores encontraram num território vasto e disperso, sujeito a manifestações naturais, que, até à sua chegada, lhes eram desconhecidas, nomeadamente a sismicidade e o vulcanismo.

O Espírito Santo assume-se assim como uma forma de proteção nessa época, acabando também por se tornar num ato de caridade que era feito por quem, em momentos de aflição, se socorria do Espírito Santo para acalmar as suas ânsias e medos.

A década de 60 do século XX foi um bom exemplo dessa situação, numa altura em que, com o decorrer da Guerra Colonial, muitos rogaram ao Espírito Santo a proteção para quem lutava.

Valter Vinagre percorreu o arquipélago, registando com uma objetividade rara este fenómeno, diversificado de ilha para ilha, mas constituindo-se sempre como o maior símbolo de religiosidade do povo Açoriano.



GaCS

Sem comentários: