segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Museu Francisco de Lacerda inaugura exposição “Máscaras Cerâmicas”

A Direção Regional da Cultura, através do Museu Francisco de Lacerda, inaugura terça-feira, 12 de agosto, a exposição “Máscaras Cerâmicas”, da autoria de António Pedroso.

Esta mostra estará patente até 30 de setembro na Sala de Exposições Temporárias do Museu Francisco de Lacerda, na Calheta, em São Jorge.

As máscaras foram utilizadas ao longo da história com os fins mais distintos, de acordo com a cultura e a religiosidade do povo que as adotava, permitindo geralmente o acesso a universos regidos pela imaginação ou a dimensões espirituais invisíveis.

Os contadores de histórias usavam máscaras para dar mais vida às suas narrativas e, em muitas civilizações, elas desempenhavam um papel espiritual, como instrumentos principais em rituais sagrados.

A exposição patente no Museu Francisco de Lacerda reflete vários temas da ilha de São Jorge, desde a mítica Atlântida, passando pela flora, património arquitetónico, mar e tradições, sendo todas as máscaras confecionadas de forma artesanal, o que as torna peças de arte únicas.




GaCS

Sem comentários: