sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Governo dos Açores promove divulgação do novo programa comunitário para a juventude “Eramus +/Juventude em Ação”

A Diretora Regional da Juventude afirmou, em Ponta Delgada, que o novo programa comunitário ‘Erasmus+/Juventude em Ação’ vai servir como “verdadeiro sustentáculo e alavanca financeira para o desenvolvimento de projetos que visam a aquisição de vivências interculturais, novas metodologias de trabalho e novos elos com o exterior”.

Pilar Damião falava quinta-feira numa sessão de esclarecimento sobre este novo programa comunitário, promovida pela Direção Regional da Juventude, em parceria com a Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+/Juventude em Ação, salientando que a iniciativa, que reuniu cerca de quatro dezenas de participantes, permitiu “um maior conhecimento sobre o novo programa comunitário para a área da juventude e da educação não formal.”

A Diretora Regional da Juventude referiu que estas iniciativas “vão ao encontro da estratégia do Governo dos Açores de potenciar a internacionalização dos jovens Açorianos”, manifestando, por isso, disponibilidade para "apoiar no processo de candidaturas, nomeadamente no preenchimento de formulários e acompanhamentos de projetos". 

Ainda no âmbito da divulgação do programa ERASMUS+/Juventude em Ação, decorre hoje, na Pousada de Juventude de Ponta Delgada, uma ação de formação que, entre outros objetivos, pretende divulgar o Programa Erasmus+ enquanto instrumento de trabalho útil para jovens, dirigentes associativos e animadores juvenis, mas também como uma oportunidade de desenvolvimento das associações e dos seus participantes.

No âmbito do programa Juventude em Ação, a Direção Regional da Juventude tem promovido desde janeiro de 2013 diversas sessões de divulgação e formações destinadas a jovens, decisores políticos e associações.

Estas ações de divulgação já percorreram as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico e pretende-se que, em 2014/2015, abranjam as restantes ilhas dos Açores. 

Pilar Damião acrescentou que no último quadro comunitário 2007-2013, no âmbito do programa do Juventude em Ação, “foram aprovados 41 projetos de jovens Açorianos, nos quais participaram 883 jovens, o que representou um investimento comunitário de cerca de 655 mil euros”.

O Erasmus+ constitui o programa da União Europeia adotado nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período 2014-2020.

Este novo programa substitui os programas de financiamento da Comissão Europeia para as áreas da educação, formação, juventude e desporto, nomeadamente o Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o Programa Juventude em Ação e outros programas internacionais.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: