terça-feira, 2 de setembro de 2014

Vítor Fraga desafia empresários do turismo a apostar na qualificação dos recursos humanos

O Secretário Regional do Turismo e Transportes desafiou hoje os empresários do setor turístico para que apostem na formação dos seus colaboradores, fazendo com que a reconhecida qualidade das experiências e paisagens dos Açores seja complementada com a excelência na área dos serviços.

“A qualificação da oferta é um dos vetores fundamentais para a construção de um verdadeiro destino turístico”, afirmou Vítor Fraga, salientando que os Açores devem “continuar a ser genuínos e sustentáveis", mas a qualidade do destino turístico "deve ser associada, cada vez mais, à qualidade dos serviços, feitos de gente de garra e ambição”.

Vítor Fraga falava nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, na apresentação pública dos programas de estágios internacionais desenvolvidos pela Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH), que já realizou estágios e intercâmbios internacionais com países como os EUA e a Dinamarca.

“Para sermos um destino turístico que provoca boas emoções e bons sentimentos precisamos, ao mesmo tempo, de servir bem quem nos visita, para que possamos, com esse bom serviço, passar a ter, cada vez mais, um conjunto variado de fatores que levarão o turista a ter vontade não só de regressar, mas também de divulgar os Açores”, frisou Vítor Fraga.

Nesse sentido, o titular da pasta do Turismo apontou como grande desafio a criação, através da qualificação da oferta, de fatores diferenciadores capazes de fazer superar as expetativas e surpreender pela positiva os visitantes.

“O reconhecimento da importância desta qualificação no turismo, incluindo os recursos humanos, é essencial, sobretudo se percebermos que já passámos o tempo em que necessitávamos de ter oferta e estamos agora num tempo em que necessitamos de garantir a existência e manutenção de uma oferta fortemente qualificada, que evidencie os nossos fatores diferenciadores, totalmente integrada na matriz do nosso Destino”, salientou o Secretário Regional.

Na sua intervenção, reafirmou também o compromisso do Governo dos Açores de continuar a utilizar todos os meios ao seu alcance para impulsionar e apoiar iniciativas como as promovidas pela EFTH, que consolidam um setor estratégico para o desenvolvimento da Região, incitando os empresários a tirar partido de iniciativas como as que são desenvolvidas por esta escola.

“Aproveitem-na, valorizando e qualificando os vossos recursos humanos, os quais, como se sabe, são a peça fundamental e a mais-valia de todas as organizações", afirmou Vítor Fraga, acrescentando que "manter colaboradores motivados e qualificados é fundamental para todos aqueles que buscam o sucesso todos os dias, criando e inovando, mudando e avançando à procura do melhor”.

“Pela nossa parte, Governo dos Açores, tudo faremos para garantir a preservação do nosso Destino com determinação e renovado cuidado, fazendo votos de que as entidades privadas continuem a tirar partido destes jovens, integrando-os nas suas empresas e, com isso, qualificando e valorizando muito a sua oferta”, frisou o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: