segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Governo dos Açores cria Rede de Incubadoras de Empresas

A resolução do Conselho do Governo Regional que aprova o Regulamento da Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores foi hoje publicada em Jornal Oficial.

Esta rede visa intensificar a estratégia de fomento do empreendedorismo, inovação empresarial, competitividade empresarial e de apoio ao desenvolvimento económico regional desenvolvida pelo Governo dos Açores.

A criação desta rede de incubadoras de empresas pretende ser um fator de dinamização de ecossistemas empreendedores e impulsionadores da criação de emprego e de riqueza, por parte da iniciativa privada, bem como um apoio às empresas na sua fase nascente, considerada a mais vulnerável.

A rede terá no seu núcleo o futuro Business Inovation Center dos Açores (BIC Azores), assim como os parques de ciência e tecnologia da Região e respetivas incubadoras, o que, de uma forma integrada, vai abranger incubadoras de base tecnológica de âmbito regional e de base local inseridas em estratégias locais de desenvolvimento.
  
As incubadoras de base local destinam-se a incentivar a criação e consolidação de novas empresas locais, perspetivando a promoção de um empreendedorismo gerador de desenvolvimento económico e social, no qual se deve privilegiar a valorização dos produtos e recursos endógenos dos Açores.

Neste processo, o BIC Azores vai assumir-se como a entidade gestora da rede a nível operacional, cabendo à Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), organismo dependente da Vice-Presidência do Governo Regional, a sua coordenação estratégica e implementação.

A Rede de Incubadoras de Empresas enquadra-se nas linhas orientadoras do Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo na Região Autónoma dos Açores e deverá ser constituída pelos diversos atores com papel relevante no desenvolvimento económico da Região, designadamente o Governo Regional, as autarquias locais, as associações empresariais, as associações de desenvolvimento local, a Universidade dos Açores e outras instituições de ensino, as empresas açorianas de referência e a sociedade civil, os quais deverão intervir de forma concertada nos seus diferentes domínios de atuação para fomentar a atividade empreendedora na Região e maximizar os resultados socioeconómicos daí decorrentes.




GaCS

Sem comentários: