segunda-feira, 27 de abril de 2015

Açores têm "condições excelentes" para receber eventos científicos internacionais, afirma Fausto Brito e Abreu

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje, em Ponta Delgada, que os Açores têm “condições excelentes” para acolher eventos científicos de cariz internacional.

Fausto Brito e Abreu, que falava na sessão de abertura da II Conferência Internacional sobre Fibras Naturais, que reúne cerca de três centenas de cientistas, engenheiros e empresários de mais de 40 países, frisou que o Executivo tem apostado na organização de “grandes reuniões científicas” porque elas constituem “uma mais-valia para a economia da Região”.

Nesse sentido, salientou que estes eventos não só dinamizam setores ligados ao turismo, mas também “permitem estabelecer parcerias internacionais envolvendo empresas locais e centros de investigação da Universidade dos Açores”.

Na sua intervenção, Brito e Abreu lembrou que o Governo elaborou uma Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) para os Açores, que tem como um dos eixos prioritários a ‘Agricultura, Pecuária e Agroindústria’ e as indústrias associadas, como é caso das fibras naturais e novos materiais, acrescentando que a Região concede apoio a projetos de investigação em contexto empresarial que se enquadrem nestes domínios.

“Tenho esperança que alguns dos cientistas e algumas das empresas presentes nesta conferência consigam criar pontes com os cientistas e empresas da Região”, afirmou Brito e Abreu, frisando que “as empresas podem aproveitar as excelentes condições que os parques tecnológicos oferecem para desenvolvimento de produtos e investigação”.

A TecMinho, entidade organizadora desta conferência internacional, pretende criar um Centro de Investigação nos Açores no parque NONAGON, na Lagoa, em S. Miguel, com o objetivo de desenvolver novos produtos com base em materiais avançados para diversos setores.

A II Conferência Internacional de Fibras Naturais, intitulada 'Da Natureza ao Mercado', é um evento técnico-científico que pretende discutir os mais recentes avanços em fibras naturais, que são utilizadas em áreas como a engenharia, medicina, desporto, arquitetura e design.

Esta conferência, que decorre até quarta-feira, para além de várias palestras e apresentação de posters, conta com um programa social que inclui, entre outras atividades, provas gastronómicas, observação de cetáceos e passeios a vários pontos de interesse turístico da ilha de São Miguel.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: