quarta-feira, 29 de abril de 2015

Recolha de 100 mil rolhas de cortiça é essencial para a instalação do Orquidário dos Açores, afirma Hernâni Jorge

O Diretor Regional do Ambiente lançou hoje, na Horta, um desafio à população, aos parceiros do Parque Natural e às escolas, em particular, para colaborarem na recolha de 100 mil rolhas para reutilizar como substrato para algumas das cerca de sete mil espécies do novo Orquidário dos Açores, que vai ser instalado no Jardim Botânico do Faial.

Hernâni Jorge, em declarações aos jornalistas à margem da apresentação desta campanha, na eco-escola EB1/JI António José Ávila, afirmou que esta recolha é “essencial”, frisando que o desafio lançado às escolas é o de “promoverem a recolha, com vista à reutilização, de rolhas de cortiça que serão utilizadas como substrato”, depois de cortadas e trituradas.

A coleção de orquídeas recentemente cedida a Região pela família finlandesa Ranta está ao nível das melhores coleções do mundo, sendo considerada a segunda melhor da Europa.

A cortiça é um produto que resulta da casca do sobreiro, o que significa que é um tecido vegetal 100% natural.

Retirada a cada nove anos, sem que nenhuma árvore seja cortada, a cortiça dá origem a uma infinidade de produtos, sendo a rolha um dos principais.

As rolhas de cortiça podem ser entregues nos pontos de recolha aderentes a esta campanha, nomeadamente nos estabelecimentos de ensino da ilha, no hipermercado Continente e nos centros ambientais do Parque Natural do Faial.

Anexos:
2015.04.29-DRA-RolhasFaial.mp3

GaCS

Sem comentários: