quarta-feira, 22 de abril de 2015

Governo dos Açores aprova investimentos na ilha de São Jorge

A realização de intervenções no Aeródromo de S. Jorge e de melhoramentos no Porto de Pescas do Topo, assim como a selagem e a requalificação de dois aterros de resíduos foram algumas das decisões do Conselho do Governo na reunião realizada nas Velas, no âmbito da visita estatutária à ilha de S. Jorge.

O Executivo decidiu autorizar o lançamento dos concursos públicos para a empreitada que visa melhorar a operacionalidade do Porto de Pescas do Topo, no valor de 2,5 milhões de euros, e para a realização de intervenções no Aeródromo de S. Jorge, nomeadamente para a aquisição e instalação de equipamento complementar de meteorologia e de rastreio de líquidos, aerossóis e géis, no valor de cerca de 600 mil euros.

Nesta reunião do Conselho do Governo foi também autorizada a abertura do procedimento relativo à selagem e requalificação de dois aterros de resíduos na ilha de São Jorge, num investimento de 1,3 milhões de euros, com um prazo de execução de 210 dias.

Na apresentação do comunicado final da reunião, a Secretária Regional da Solidariedade Social salientou que a decisão surge na sequência da construção e concessão da exploração do Centro de Processamento de Resíduos e Centro de Valorização Orgânica por Compostagem da Ilha de São Jorge.

“Importa agora proceder à selagem dos dois aterros existentes na ilha, eliminando esses locais enquanto destino final de resíduos e requalificando-os em favor da qualidade ambiental e da saúde pública”, frisou Andreia Cardoso, acrescentando que “o investimento do Governo dos Açores na área do processamento de resíduos em São Jorge atinge um montante global superior a sete milhões de euros”.

 A construção de uma moradia no Loteamento da Urzelina para alojar uma família em situação de grave carência habitacional e económica e o “reforço do apoio à recuperação e requalificação de habitação degradada na ilha de São Jorge” foram outras decisões do Governo dos Açores, que também aprovou, entre outros investimentos no setor agrícola, a beneficiação do caminho rural longitudinal norte, no Norte Grande, numa extensão de 3,3 quilómetros, e o lançamento do concurso público para a construção do caminho agrícola da Ponta ao Parque das Sete Fonte, num investimento de cerca de 355 mil euros.

A elaboração do projeto para a construção do açude, rede de adução, construção de reservatório e ponto de distribuição de água da Ribeira do Meio, no Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) de Santo Antão / Topo, foi também decidida pelo Conselho do Governo, num investimento que permitirá reforçar o armazenamento de água na ilha de São Jorge, aumentando a capacidade de resposta em épocas de maior carência de água.



GaCS

Sem comentários: