quarta-feira, 29 de abril de 2015

Governo dos Açores apoia o desenvolvimento das atividades das associações juvenis

O Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, aprovou, no âmbito da segunda comissão de apreciação dos pedidos de apoio para a juventude, o financiamento do Sistema de Incentivo ao Associativismo Jovem (SIAJ), num valor global superior a 114 mil euros.

Este incentivo contemplou projetos que abrangem cerca de 3.600 jovens e distribuem-se entre o Programa de Incentivo às Associações Juvenis (PIAJ) e o Programa de Apoio a Infraestruturas e Equipamentos destinados às associações juvenis, (PAIE).

O PIAJ, um dos sete programas integrados no sistema de incentivos às associações juvenis, visa o apoio ao desenvolvimento dos planos de atividades anuais das associações juvenis e respetivas federações e das entidades e organismos equiparados a associações juvenis.

Entre os apoios concedidos destaca-se o financiamento de 15 mil euros para a realização do ACARAL - VI Acampamento Regional de Alcateias, organizado pela Junta Regional de Núcleo do Corpo Nacional de Escutas, que terá lugar na freguesia da Almagreira, em Santa Maria, entre 24 e 29 de julho, reunindo cerca de meio milhar de participantes.

Na Comissão de Apreciação foram também analisados projetos de mobilidade juvenil, através do Programa Bento de Góis, sendo 31 projetos da Ação I (Mobilidade nos Açores e em todo o Território Nacional) e dois da Ação III (Mobilidade Internacional), totalizando cerca de 38 mil euros.

O apoio financeiro agora atribuído abrange 455 jovens das ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Pico e São Jorge e visa promover a sua mobilidade regional, nacional e internacional, enquanto experiência estimulante, enriquecedora e estruturante do sentido de identidade açoriana e de cidadania europeia.



GaCS

Sem comentários: