sábado, 25 de abril de 2015

Luís Neto Viveiros destaca importância da preservação do património natural para a qualidade de vida das populações

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou a importância do trabalho desenvolvido na zona nordeste da ilha de São Miguel para assegurar a recuperação e manutenção do património natural e da biodiversidade únicos dos Açores, contribuindo também para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Luís Neto Viveiros, que falava sexta-feira durante uma visita às áreas de intervenção do projeto LIFE+ Terras do Priolo, desenvolvido em parceria pelo Governo dos Açores e pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), frisou que este projeto potencia a captação de turistas, gerando "um retorno económico significativo", além da mais-valia científica e ambiental.
Este projeto, com a duração de cinco anos e que permite a manutenção e a criação de novos postos de trabalho, tem um financiamento de 3,3 milhões de euros, dos quais 75 por cento são assumidos por fundos comunitários e os restantes 25 por cento são assegurados pela Região.
A criação de trilhos pedestres com novas acessibilidades, a intervenção em gradiente de altitude, o teste de novas metodologias para controlo de exóticas, a recuperação de derrocadas e declives e um programa extenso de educação ambiental com recurso a engenharia natural são algumas das medidas que estão a ser implementadas no âmbito deste projeto.
O projeto também prevê uma Carta de Desporto de Natureza, a monitorização de roedores, a visitação da Zona de Proteção Especial, a monitorização dos trilhos e a recuperação de floresta natural.
A importância dos habitats naturais não só para a conservação da biodiversidade, mas também para a qualidade de vida das populações, foi salientada por Luís Neto Viveiros, dando como exemplo a água, a proteção dos solos e o turismo.

“A água é um elemento marcante neste tipo de habitats e as alterações profundas na paisagem desde o início do povoamento das ilhas, com a humanização da ocupação de solo, tem hoje consequências que precisamos reverter", afirmou, acrescentando que "a recuperação e aumento das áreas de habitats naturais é essencial”.

A área de turfeiras dos Graminhais, com cerca de 80 hectares, foi recuperada no âmbito do projeto LIFE+ Laurissilva Sustentável, que decorreu de 2009 a 2013, sendo essencial no ciclo hídrico, atuando como uma esponja que permite a recolha da água das chuvas e a sua infiltração lenta nos solos, recarregando as nascentes.

Na visita realizada com a equipa de projeto, representantes das entidades parceiras e o diretor executivo da SPEA, Luís Costa, o titular da pasta do Ambiente inteirou-se do desenvolvimento de algumas das ações que estão a ser executadas no âmbito deste projeto.

Nesse sentido, Luís Neto Viveiros esteve na área onde estão a ser testadas diferentes metodologias de engenharia natural para estabilização de derrocadas e taludes e visitou as intervenções em curso ao longo da Serra da Tronqueira, quer ao nível da recuperação de habitat de laurissilva e da sua articulação com o processo em curso de gestão e certificação do perímetro florestal que está a ser conduzido pela Direção Regional dos Recursos Florestais, quer ao nível da visitação do Parque Natural de São Miguel com o estudo do possível aproveitamento de parte da rede de trilhos para promover mais alternativas de visitação de elevado valor natural e paisagístico.

Em Santo António Nordestinho, em terrenos cedidos na estação de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, o Secretário Regional visitou o viveiro do projeto para produção de plantas dos Açores que, em conjunto com o viveiro dos Serviços Florestais do Nordeste, vai produzir as plantas e sementes necessárias para recuperação das áreas intervencionadas.

O viveiro está dotado de uma estufa, uma estufa de sombra e uma área de canteiros para sementeira e para instalação de áreas que serviram de 'pomares' de sementes que serão importantes para a recuperação das áreas mais degradadas pela invasão de espécies introduzidas, como a conteira ou o incenso.

Luís Neto Viveiros destacou o envolvimento neste projeto de várias entidades, como a Câmara Municipal do Nordeste, as três direções regionais que tutela - Ambiente, Recursos Florestais e Agricultura, assim como das direções regionais do Turismo e das Obras Públicas.



GaCS

Sem comentários: