sexta-feira, 24 de abril de 2015

Concurso regional de empreendedorismo “IdeiAçores” tem formato inovador, anuncia Pilar Damião

A Diretora Regional da Juventude anunciou hoje, na Ribeira Grande, que a quinta edição do Concurso Regional 'IdeiAçores' vai decorrer a 27, 28 e 29 de maio, na Universidade dos Açores, no formato inovador de 'Summer Camp”. 

Pilar Damião frisou que os conhecimentos e a mentalidade empreendedora incutida e trabalhada com os alunos ao longo do ano letivo, que culmina no IdeiAçores, "estimula o sentido crítico e a criatividade dos jovens”, tornando-os “muito mais aptos para compreender e ultrapassar os novos desafios sociais e económicos”. 

A Diretora Regional da Juventude, que falava no âmbito da segunda visita de acompanhamento do Programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso' à Escola Secundária da Ribeira Grande, salientou que este projeto, além de já ser "uma força motriz capaz de incutir nos jovens os fatores de competitividade, associados à inovação, à tecnologia, à qualidade, ao marketing, à informação e à organização", tornou-se um "instrumento central na criação de gerações mais argutas".  

Por seu lado, a Diretora Regional da Educação considerou esta iniciativa um "importante instrumento de mudança que as escolas de todos os níveis de ensino têm ao seu dispor". 

"A formação das nossas crianças e jovens em empreendedorismo é um instrumento de mudança muito relevante, pois precisamos de incentivar uma nova geração de Açorianos a saber definir objetivos de vida, a projetar caminhos, a vencer obstáculos, a aceitar desafios", afirmou Fabíola Cardoso. 

O Concurso Regional 'IdeiAçores' é o culminar do Programa 'Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso', um projeto do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, em colaboração com a Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA). 

O programa, que este ano foi aplicado a 43 escolas da Região e abrangeu cerca de 2.500 alunos, visa incentivar a adoção de espírito de iniciativa e dinamismo através de uma abordagem diferente da que é feita através do ensino tradicional. 

Nesta edição, o programa foi alargado ao 1.º Ciclo, passando a abranger todos os níveis de ensino.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: