sexta-feira, 24 de abril de 2015

Governo dos Açores previne ruturas no abastecimento de água à agricultura com medidas integradas

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje, em Ponta Delgada, que, "não sendo alarmante" a situação que resulta da fraca e atípica pluviosidade registada este ano, é "em antecipação" que estes problemas devem ser resolvidos.

Luís Neto Viveiros revelou, por isso, que foram despoletadas medidas preventivas de eventuais ruturas no abastecimento de água à agricultura, envolvendo, de forma integrada, diversas entidades.

O Secretário Regional, que falava aos jornalistas no final de uma reunião alargada onde esteve em análise a disponibilidade de água em todas as ilhas dos Açores, frisou que o Governo pretendeu com este encontro “reunir todas as entidades que, de alguma forma, se relacionam” com esta problemática.

Na reunião, em que participaram a Federação Agrícola dos Açores, a IROA, a ERSARA, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a Associação de Municípios dos Açores (AMRAA) e a Universidade dos Açores, foi estabelecido “um acompanhamento mais próximo” por parte do IPMA e a comunicação das previsões meteorológicas “a cada 10 dias”.

A comunicação e divulgação destas previsões a todas as entidades envolvidas permitirá, segundo Luís Neto Viveiros, “monitorizar em cada semana aquilo que vai acontecer nos 10 dias seguintes", acrescentando que já estão em curso “medidas cautelares que permitam uma utilização mais racional da água através da IROA”.

O titular das pastas da Agricultura e Ambiente anunciou também que “foi definida com a ERSARA" a realização de uma campanha de sensibilização dirigida à população em geral para o uso racional da água, iniciativa que será "desencadeada em breve”.

Luís Neto Viveiros salientou também a importância do papel da AMRAA e da articulação de atuação com os municípios para a implementação de medidas e para o bom aproveitamento dos recursos, pois “há muitas situações em que a IROA tem disponibilidades acrescidas [de disponibilidade de água] relativamente aos municípios” e outras em que “a situação é a contrária”.

Nesse sentido, o governante adiantou que o presidente da IROA vai reunir na próxima semana com os presidentes das câmaras municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória “para avaliarem in loco” a situação na Terceira, onde existem “mais disponibilidades numa determinada zona da ilha e menos noutra”.

Os reservatórios e lagoas artificiais construídos na Região para abastecimento de água à agricultura representam uma capacidade total instalada de armazenamento de cerca de 490 mil m3.

Atualmente, em S. Miguel e Terceira, os níveis registados são de cerca de 50% da sua capacidade.

Na prossecução dos investimentos inscritos na Carta Regional de Obras Públicas, integrados na aposta estratégica de reforçar as infraestruturas de apoio à atividade agrícola, o Governo dos Açores reforçou este ano em 75% o investimento público no abastecimento de água, com uma dotação de 2,5 milhões de euros.

Assim, encontram-se a decorrer ou estão em fase de adjudicação, obras que se vão traduzir num aumento em 2.640 m3 da capacidade de armazenamento e em mais 20 quilómetros de condutas e 250 ramais.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: