segunda-feira, 27 de abril de 2015

Plano Integrado defende envolvimento da sociedade no objetivo de garantir o sucesso escolar, afirma Vasco Cordeiro

O Presidente do Governo afirmou que o Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso, hoje apresentado em Angra do Heroísmo, na Terceira, pretende dar resposta a um dos principais desafios com que os Açores estão confrontados e defendeu, por isso, a necessidade de envolvimento de toda a sociedade neste objetivo. 

“A promoção do sucesso escolar é um dos grandes desafios com que estamos confrontados e que, da parte do Governo, encaramos de frente e sem tentar menorizar a dimensão desta tarefa, mas também com determinação e com a apresentação de propostas de soluções, que estarão em debate público durante cerca de um mês”, frisou Vasco Cordeiro.

Na apresentação do ProSucesso, o Presidente do Governo salientou a importância desta matéria, não apenas para as crianças e para os jovens, mas para os Açores, já que tem a ver com "o nosso futuro como Povo, como Região e com o futuro da nossa Autonomia”.

Vasco Cordeiro destacou, por outro lado, que o ProSucesso marca uma postura de inconformismo e de ambição do Governo dos Açores, tendo em conta que "não basta” estar a concluir uma requalificação ambiciosa do parque escolar, ser pioneiro na introdução do Inglês no Ensino Básico ou ter uma taxa de pré-escolarização na ordem dos 100 por cento, entre outras matérias.

“Todas estas conquistas e este trabalho que já foi feito não nos basta e não nos deve bastar, pela simples razão de que a função do Sistema Educativo Regional não é servir-se a si próprio, nem na componente da máquina administrativa, nem na componente do corpo daqueles que colaboram com este sistema”, afirmou o Presidente do Governo.

Segundo disse, a ação desenvolvida pelo Governo dos Açores nesta matéria “não deve ceder a nada mais do que à eficácia, ao mérito e aos resultados das medidas que dizem respeito ao sucesso escolar”.

Vasco Cordeiro alertou, por outro lado, para a necessidade de se ter grande lucidez e realismo neste processo, desde logo quanto ao facto de este não ser um trabalho com resultados instantâneos.

“Lucidez e realismo para percebermos que a educação e as condições para o sucesso escolar não começam na Secretaria Regional, nem nos conselhos executivos e pedagógicos, mas sim em casa de cada família açoriana, onde a criação de condições para o sucesso da educação constitui, não apenas um direito de cada criança e de cada jovem, mas um dever de cada pai e cada mãe”, frisou Vasco Cordeiro.

As condições para o sucesso escolar começam, segundo Vasco Cordeiro, na sociedade açoriana e na recusa de uma “certa visão que desvaloriza a cultura escolar, o conhecimento e a qualificação”, defendendo a recusa intransigente e veemente da “visão de que, por vezes, o insucesso escolar passa de pai para filhos, como se fosse algo de pré-determinado”.

“Como Presidente do Governo e como Açoriano consciente da importância que esta matéria tem para o nosso futuro coletivo, convoco para este combate o esforço acrescido, o trabalho e a dedicação, o empenho e o profissionalismo de todos”, desde os alunos, aos pais, à sociedade, até aos professores, funcionários e toda a administração regional. 

O Plano Integrado hoje apresentado integra um Conselho Científico composto por personalidades de reconhecido mérito na área da Educação, com percursos académicos e profissionais que abrangem áreas complementares, desde o desenho das políticas educativas, à experiência letiva nos níveis básico, secundário e superior, às funções de gestão e liderança nas escolas.

António Sampaio da Nóvoa, Ana Maria Bettencourt, António Câmara, Ermelindo Peixoto, Maria Amélia Correia de Campos, Roberto Carneiro e Suzete Pacheco Câmara são os elementos que compõem este Conselho Científico, cujo despacho de criação foi publicado recentemente em Jornal Oficial.

O ProSucesso apresenta três eixos de ação prioritária, nomeadamente o foco na qualidade das aprendizagens dos alunos, a promoção do desenvolvimento profissional dos docentes e a mobilização da comunidade educativa e dos parceiros sociais, a concretizar através de diversas medidas e programas específicos. 

O acompanhamento e a avaliação deste Plano Integrado estará a cargo do Conselho Científico, da Comissão Coordenadora e da Comissão de Acompanhamento e Avaliação Externa.

Anexos:
2015.04.27-PGR-PROSUCESSO.mp3

GaCS

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