quarta-feira, 22 de abril de 2015

Luís Neto Viveiros destaca importância da valorização do património geológico

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou, em S. Jorge, a importância de assinalar o Dia Mundial da Terra e o Dia Nacional do Património Geológico, que hoje se celebram, salientando a "importância da valorização do património geológico no desenvolvimento sustentável da Região”.

“A geologia determina o caráter do território, da ilha, criando microclimas e compartimentando a sua paisagem. A geodiversidade é expressiva em todo o arquipélago e também aqui, na ilha de São Jorge, onde a existência das fajãs e a sua utilização são um dos mais relevantes exemplos da relação entre o Homem e a Natureza e o uso sustentável do património geológico”, afirmou Luís Neto Viveiros.

O Secretário Regional falava à margem de uma visita à Fajã dos Vimes, que integra uma das áreas núcleo da proposta de candidatura das fajãs de S. Jorge à classificação de Reserva da Biosfera da UNESCO.

Luís Neto Viveiros visitou, entre outras, a produção local de café e o fabrico tradicional de colchas em teares, tendo tido também a oportunidade de trocar impressões com a Associação dos Amigos da Fajã dos Vimes.

A rica e vasta geodiversidade do arquipélago, bem como o seu importante património geológico, constituem, segundo o Secretário Regional, um testemunho único da história geológica da Terra, devendo ser preservado para as gerações vindouras.

Nesse sentido, salientou a importância do Geoparque Açores, único no mundo com caráter arquipelágico, que é constituído por 120 locais de especial interesse geológico – os geossítios – distribuídos por todas as ilhas e também fundos submarinos.

O Secretário Regional recordou ainda que foram recentemente disponibilizados no Portal SIARAM- Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores novos conteúdos, entre os quais o documentário intitulado “Fajãs do Tempo”, que reflete a nova dimensão destes lugares na atualidade.

Esse trabalho permite conhecer as fajãs de São Jorge e o modo de vida que lhes está associado, num contributo para se perceber melhor o significado da palavra 'sustentabilidade', numa altura em que decorre a preparação da candidatura à classificação como Reserva da Biosfera pela UNESCO.

O Geoparque Açores associou-se aos Parques Naturais de Ilha e às Ecotecas para um programa de atividades de promoção do Dia Mundial da Terra que se vai prolongar ao longo desta semana e que inclui a apresentação, nas ilhas de S. Miguel, Pico, Faial e Terceira, do Guia Infantil das Rochas dos Açores, um livro produzido pelo Geoparque em parceria com a Rede de Ecotecas.

Este livro vem no seguimento do Guia Infantil dos Vulcões dos Açores editado anteriormente e que serve como instrumento para a educação para a geodiversidade, numa estratégia mais alargada de educação ambiental e para o desenvolvimento sustentável que a Secretaria Regional da Agricultura, através da Direção Regional do Ambiente, tem vindo a desenvolver.



GaCS

Sem comentários: