quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Equipas de cuidados paliativos estão já constituídas



O secretário regional da Saúde anunciou hoje que já estão constituídas as equipas de cuidados paliativos nos hospitais e nos centros de saúde da Região, devendo a sua acção ser implementada até longo do primeiro trimestre deste ano.

Miguel Correia prestou estas declarações, no final de uma visita ao Hospital da Horta, destinada assinalar o Dia Mundial do Doente.

Segundo o secretário da Saúde, as equipas de suporte comunitário de cuidados paliativos, que ficarão nos centros de saúde, terão a seu cargo o apoio aos doentes internados bem como pessoas que se encontrem em lares de idosos ou no seu domicílio, acompanhadas pelos familiares. Por sua vez, as equipas criados nos hospitais providenciarão o acompanhamento dos doentes mais graves internados e articularão as equipas dos centros de saúde da zona de influência desses hospitais.

Estas equipas envolvem mais de setenta profissionais.

A propósito da data que hoje se assinala, o Dia Mundial do Doente, Miguel Correia enalteceu a acção das ligas dos amigos e das Comissões de humanização dos hospitais que desenvolvem actividades em prol dos doentes.

“Há pessoas que passam muitos dias nos hospitais, longe dos seus familiares e valorizam muito as palavras de conforto e os gestos de solidariedade dos voluntários que integram essas associações”, sublinhou o secretário da Saúde.

Miguel Correia disse que é intenção do governo fomentar, ao longo do corrente ano, encontros entre as diversas ligas de amigos e comissões de humanização dos hospitais na Região, com vista a uma partilha de experiências e de ideias que visem melhorar a assistência aos doentes.



CaCS/RC

Sem comentários: