quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Carlos César garante reforço das acessibilidades ao Nordeste e disponibiliza apoios para habitação social e para cobrir prejuízos dos temporais



“Não há nenhuma freguesia do concelho do Nordeste que fique a mais de cinco minutos do eixo principal da SCUT”. Foi este o compromisso assumido hoje pelo Presidente do Governo no Nordeste, garantindo, deste modo, o reforço das acessibilidades aquele concelho com a construção em curso da via rápida em regime SCUT na costa norte de S. Miguel, da Ribeira Grande ao Nordeste, que irá aproximar este último concelho aos grandes centros populacionais da ilha.

Carlos César assegurava, assim, o acesso rápido da Salga, Santana e Santo António Nordestinho, apesar de estas freguesias não terem acesso directo ao eixo principal. “A estrada termina na entrada poente da Vila do Nordeste e é com este enquadramento que estamos a fazer este grande projecto rodoviário. É uma matéria que, para nós, está provisoriamente fechada e só mediante uma situação extraordinária é que será alterada", disse.

O Presidente do Governo falava hoje após uma reunião do Concelho do Governo com a Câmara do Nordeste, dando seguimento à intenção de reunir com todas as câmaras municipais de S. Miguel, Terceira e Faial, ilhas que não são abrangidas pelas visitas estatutárias do executivo.

Hoje, o Governo dos Açores comprometeu-se a disponibilizar 600 mil euros para a autarquia do Nordeste fazer face às despesas decorrentes dos prejuízos causados pelos últimos temporais no concelho.

Criar uma nova infra-estrutura desportiva coberta no Nordeste foi outra decisão hoje tomada assim como a aprovação de apoios para habitação social no concelho. Neste âmbito, já está a ser feito um levantamento topográfico para um loteamento na Salga e está já em fase final o loteamento para a construção de 17 casas na freguesia da Achadinha.



GaCS/CT

Sem comentários: