A Direcção Regional da Saúde deu hoje início, em Ponta Delgada, à primeira de três acções de formação na área da saúde em meio escolar, numa parceria com a Direcção Regional da Educação.
De acordo com a Directora Regional de Saúde, Sofia Duarte, esta acção de formação pretende dotar as equipas técnicas de saúde das competências necessárias para identificar potenciais desafios no meio escolar.
Este programa, que tem por objectivo a promoção da saúde e estilos de vida saudáveis, abrange diversas áreas como a alimentação, a saúde oral, o exercício físico, a prevenção do consumo de substâncias lícitas e ilícitas, bem como a gestão de stress dos jovens em ambiente escolar. É neste sentido que se irão estabelecer parcerias não só com a Direcção Regional da Educação, mas também com a Direcção Regional do Desporto e com a Direcção Regional de Prevenção e Combate às Dependências, explicou a responsável.
Sofia Duarte garantiu que o projecto é de extrema importância, uma vez que será realizado um exame físico obrigatório a todos os alunos entre os 5 e os 6 anos e dos 11 aos 13 anos. Esta consulta médica escolar pretende fazer uma avaliação da capacidade e desenvolvimento físico da criança e do jovem, ao nível da visão, audição, saúde oral, postura e linguagem, em que os resultados serão registados no Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, que integra uma plataforma de registo com todos os dados do aluno.
Neste contexto, sempre que seja detectado alguma situação de negligência ou necessidade de acompanhamento especial, a equipa de saúde escolar procederá à integração do aluno ou ao encaminhamento para os serviços competentes.
Sofia Duarte adiantou também que este projecto de saúde escolar integra-se no Plano Regional de Saúde 2009/2012 e que, desta forma, será possível implementá-lo em parte, uma vez que engloba pontos do Programa Regional de Saúde Oral, Saúde Materna e Planeamento Familiar, assim como prevenção da diabetes e luta contra a obesidade.
A Directora Regional da Educação, Fabíola Cardoso, cuja direcção que tutela é parceira no projecto, saúda esta parceria, destacando que é de extrema importância, não só para o sistema de saúde mas também para o sistema educativo, pois irá permitir diagnosticar e prevenir os jovens para comportamentos de risco ao nível da saúde, com vista a alcançar estilos de vida mais saudáveis.
GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário